Connect with us

Meio Ambiente

Sustentabilidade: como colocar em prática no seu dia a dia

Publicado

Cada um de nós podemos fazer a diferença e contribuir na preservação do meio ambiente.

Imagem: HCC Energia Solar

Com certeza você já ouviu falar na palavra Sustentabilidade, não é mesmo? Mas o que significa esse termo? E o que eu e você temos a ver com isso? Vamos falar um pouco sobre esse importante tema e que abrange todo mundo.

Sustentabilidade está ligada à capacidade de conservação da natureza. Para que haja uma preservação e equilíbrio no uso dos recursos da natureza, é necessário adotar medidas sustentáveis, garantindo que esses recursos possam continuar existindo.  O desenvolvimento sustentável objetiva o cuidado com o planeta e a preservação de todos os seus recursos naturais para as futuras gerações.

Talvez, muitas pessoas pensem que medidas de sustentabilidade são de responsabilidade de outros como empresas, pessoas influentes ou autoridades, por exemplo. Mas a verdade é que cada pessoa tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente, e essas medidas podem e devem ser adotadas no nosso dia a dia, mesmo que você seja um grande desconhecido!

A sustentabilidade é aplicada em três áreas, muito conhecido também como “Tripé da Sustentabilidade”, são elas: social, ambiental e econômica. Cada uma dessas áreas colabora de acordo com as características do seu campo de atuação, fazendo com que o desenvolvimento sustentável aconteça de forma geral.

No campo social, encontra-se a população em si, o cidadão comum. Cada um tem uma participação ativa na preservação do meio ambiente, e cada um de nós podemos adotar hábitos sustentáveis durante o nosso dia para fazermos nossa parte. E não pense que são medidas complicadas; são hábitos práticos, mas que muita das vezes nem percebemos que não fazemos da maneira ideal.

Vejamos agora algumas ações individuais de sustentabilidade que podemos colocar em prática no nosso dia a dia:

  • Economizar água e evitar o desperdício. Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes irá fazer uma enorme diferença, por exemplo.
  • Separar o lixo para a coleta. Faça a separação do lixo seco (reciclável) e do lixo úmido (orgânico).
  • Jogar sempre o lixo no lixo.
  • Fazer uso de materiais biodegradáveis sempre que for possível. Copos de plásticos descartáveis biodegradáveis são uma boa saída para lugares com grande circulação de pessoas.
  • Sempre que puder, vá de bicicleta, a pé ou de ônibus para o seu destino. Evite assim, uma maior circulação de carros ou motos emitindo gases poluentes. Além de que se exercitar irá fazer muito bem para sua saúde.
  • Plante uma árvore. Cultive uma horta em sua casa ou arborize sua rua.

Atitudes como essas podem fazer uma grande diferença, sem contar que incentiva a outras pessoas a fazerem também. 

A educação ambiental nas escolas é uma importante maneira de despertar já na infância a conscientização quanto a preservação do meio ambiente, e a fim de promover uma maior compreensão sobre o tema é que foi sancionada a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que estabelece direcionamentos para a educação ambiental nas instituições públicas e privadas, no ensino infantil, fundamental e médio. O estudante por sua vez, é estimulado a criar e manter hábitos sustentáveis, onde os resultados serão mais vistos em sua vida adulta.

A sustentabilidade está em todo o lugar e sempre ao nosso alcance. Se você ainda não colocou em prática todas essas dicas que damos aqui, te convidamos a fazer. Lembre-se, uma pessoa a mais faz diferença sim. Conscientize-se!

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X