Connect with us

Esporte

Potiguar estreia na seleção brasileira com prata no Parapan de Jovens, na Colômbia

Publicado

Atleta da Sadef encara 50km de estrada para chegar aos treinos

“A medalha é fruto do meu trabalho, em parceria com meu técnico. Desde que troquei a natação pelo halterofilismo tenho me dedicado muito nos treinos, dando sempre o meu melhor”. É assim que Paulo Roberto, 18 anos, avalia sua participação no Parapan de Jovens, encerrado ontem em Bogotá, na Colômbia. Foi a primeira convocação do potiguar, atleta da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) para a seleção brasileira da modalidade.

Natural de Ielmo Marinho, e ainda morando na cidade, o jovem treina na capital. Três vezes por semana, ele deixa a zona rural e encara quase 50km de estrada até a Sadef, no Caic. Um esforço reconhecido pelo técnico, Luanderson Carlos: “são 2, 3 horas de treino por dia. Essa medalha tem muita importância, não apenas pelo peso de ser um Parapan, mas por todo o esforço que ele e sua família fazem para que Paulo não deixe de treinar”.

Paulo Roberto tem nanismo, entrou no esporte na natação e no início do ano passado migrou pro Halterofilismo, por achar que teria mais oportunidade de crescimento na modalidade. Estava certo: em pouco mais de um ano, participou de um meeting paralímpico, foi vice-campeão brasileiro e agora veio a prata na primeira competição internacional. Na categoria até 49kg (peso corporal), Paulo concorreu com atletas do México, Venezuela e um brasileiro, e levantou 91kg. “O próximo objetivo é melhorar essa marca para o Meeting que acontece em setembro, em Recife”, diz o técnico.

O Parapan de Jovens reuniu competidores de 12 a 21 anos, de 21 países das Américas. A delegação brasileira foi representada por 96 atletas de 19 estados e o DF em 10 modalidades, e terminou o evento com 52 medalhas (30 ouros, 13 pratas e nove bronzes) e foi campeão em nove das 10 modalidades em que participou.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X