Moda & Estilo
Momentos revolucionários na moda – análise histórica parte 2
E estamos com nossa segunda parte dos momentos que revolucionaram a moda.
Nos momentos que foram levantados no último texto, mencionei o surgimento das minissaias na década de 60, mas o que não mencionei foi a grande expansão de todas as formas de performar a arte, como: música, design de estampas, as mídias e o icônico movimento hippie que chegou com força total para todos da época.
Um movimento intenso que possuía o discurso em rebeldia e contestação. A moda apresenta uma grande transformação, com peças descontraídas e muitos detalhes artesanais. As principais características eram as bocas-de-sino, saias longas, batas indianas, bordados manuais e muito mais. E para fechar nossa passagem pela década de 60, foi no finalzinho em 1969 que surgiu o primeiro festival e mais conhecido chamado Woodstock.
No início dos anos 70 ainda percebemos a forte onda da moda e comportamento hippie, mas um dos maiores momentos deste período foi o movimento Glam. O grande “boom” de novos artistas performáticos como David Bowie e Elton John estava ainda mais em alta, com a pegada Rock Glam. Unidos ao movimento punk e as discou que são mais exploradas na década de 80.
Chegando em meados de 80, temos a grande ascensão dos maiores nomes da música pop mundial, o rei Michael Jackson. Um período de muita mistura e estilos variados unidos a muita cor, tecidos ligados, cores escuras, uma união de simples ao exagerado.
Foi também nos anos 80 que surgiram as divisões de “tribos da moda” que foram grupos de pessoas que usam o mesmo estilo de roupas, acessórios e características de vida. Continuando com os punks, que apareceram nos anos 70, e surgindo os Góticos/Darks.
Muitas transformações aconteceram na década de 80, com esse surgimento das tribos, surgiu também, o estilo minimalista e uma grande procura por roupas de academia.
A partir de todas essas formas ainda podemos mencionar a releitura das épocas passadas, que iniciou em 80 se estendeu para década de 90, e até os dias atuais. Novas tendências geradas através da história da moda.
Nos anos 90, a rapidez na moda era nítida e isso desencadeou muitas formas, estilos e um grande desenfreio na cadeia de criação. Nesse período apareceram as primeiras preocupações ambientais, onde estão em pautas atualmente, mas sem muita preocupação com o consumo e suas causas negativas que enfrentam os pilares sustentáveis.
E para finalizar nossa viagem, chegamos aos anos 2000 onde as calças cinturas baixas foram uma forte característica, mas a principal estrutura da moda nesse início de século era a mistura de vários estilos e a forte segmentação e fãs que as tendências de moda estavam ganhando.
Uma preocupação superficial pelo meio em que vivemos e um aumento do consumo em produtos e peças que estavam em alta, novamente os desfiles ditando o que deveria ou não ser utilizado.