Connect with us

Moda & Estilo

Momentos revolucionários na moda – análise histórica parte 2

Publicado

E estamos com nossa segunda parte dos momentos que revolucionaram a moda.

Foto: Pinterest

Nos momentos que foram levantados no último texto, mencionei o surgimento das minissaias na década de 60, mas o que não mencionei foi a grande expansão de todas as formas de performar a arte, como: música, design de estampas, as mídias e o icônico movimento hippie que chegou com força total para todos da época. 

Foto: Pinterest

Um movimento intenso que possuía o discurso em rebeldia e contestação. A moda apresenta uma grande transformação, com peças descontraídas e muitos detalhes artesanais. As principais características eram as bocas-de-sino, saias longas, batas indianas, bordados manuais e muito mais. E para fechar nossa passagem pela década de 60, foi no finalzinho em 1969 que surgiu o primeiro festival e mais conhecido chamado Woodstock.

No início dos anos 70 ainda percebemos a forte onda da moda e comportamento hippie, mas um dos maiores momentos deste período foi o movimento Glam. O grande “boom” de novos artistas performáticos como David Bowie e Elton John estava ainda mais em alta, com a pegada Rock Glam. Unidos ao movimento punk e as discou que são mais exploradas na década de 80. 

Chegando em meados de 80, temos a grande ascensão dos maiores nomes da música pop mundial, o rei Michael Jackson. Um período de muita mistura e estilos variados unidos a muita cor, tecidos ligados, cores escuras, uma união de simples ao exagerado. 

Foto: Pinterest

Foi também nos anos 80 que surgiram as divisões de “tribos da moda” que foram grupos de pessoas que usam o mesmo estilo de roupas, acessórios e características de vida. Continuando com os punks, que apareceram nos anos 70, e surgindo os Góticos/Darks. 

Muitas transformações aconteceram na década de 80, com esse surgimento das tribos, surgiu também, o estilo minimalista e uma grande procura por roupas de academia. 

A partir de todas essas formas ainda podemos mencionar a releitura das épocas passadas, que iniciou em 80 se estendeu para década de 90, e até os dias atuais. Novas tendências geradas através da história da moda.

Foto: Pinterest

Nos anos 90, a rapidez na moda era nítida e isso desencadeou muitas formas, estilos e um grande desenfreio na cadeia de criação. Nesse período apareceram as primeiras preocupações ambientais, onde estão em pautas atualmente, mas sem muita preocupação com o consumo e suas causas negativas que enfrentam os pilares sustentáveis. 

Foto: Pinterest

E para finalizar nossa viagem, chegamos aos anos 2000 onde as calças cinturas baixas foram uma forte característica, mas a principal estrutura da moda nesse início de século era a mistura de vários estilos e a forte segmentação e fãs que as tendências de moda estavam ganhando. 

Uma preocupação superficial pelo meio em que vivemos e um aumento do consumo em produtos e peças que estavam em alta, novamente os desfiles ditando o que deveria ou não ser utilizado.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X