Connect with us

Saúde

Como a prática da amamentação pode prevenir o câncer de mama

Publicado

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o assunto; confira abaixo 

Considerado uma das doenças que mais atinge mulheres em todo o mundo, muito se fala sobre o câncer de mama no mês de outubro. O número de informações aumenta consideravelmente, já que é o mês destinado para a conscientização e prevenção da doença, mas o que poucas mulheres têm conhecimento é que o aleitamento materno é um grande aliado na hora de prevenir o diagnóstico.  

Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, o risco de contrair o câncer de mama chega a diminuir 4,3% a 6% quando se tem um período de 12 meses de amamentação. A professora do curso de Enfermagem da Faculdade UNINASSAU Natal, Marília Souto de Araujo, explica que durante o aleitamento materno, o nível de muitos dos hormônios responsáveis para o desenvolvimento desse tipo de câncer diminuem.  

“Alguns dos processos que a mulher passa durante o processo de amamentação promovem a renovação e até mesmo a eliminação de células que podem conter lesões em seu material genético, com isso ocorre a diminuição das chances de desenvolver o câncer de mama”, esclarece Marília. 

Mesmo com a campanha, ainda são muitas dúvidas sobre o tema, especialmente relacionadas aos exames e diagnósticos que podem ser realizados durante o processo da amamentação e sobre a possibilidade de amamentar após os resultados. Marília esclarece as principais questões. Confira:  ⁣ 

Mulheres podem desenvolver câncer de mama durante a amamentação ou logo após?  

Sim, podemos desenvolver o câncer de mama mesmo estando amamentando e até mesmo após amamentar. Durante esse período é de extrema importância que não se confunda um ducto de leite obstruído com um tumor.  Se encontrar algum nódulo suspeito, procure o seu médico. 

Mulheres que já tiveram câncer de mama podem amamentar 

Cada caso precisa ser analisado individualmente. Se ocorrer a retirada da glândula da mama, mesmo com a colocação da prótese, ela não terá as células que são responsáveis pela produção do leite, assim, não podendo amamentar. Ao se diagnosticar o câncer de mama não necessariamente ligamos um alerta de proibição para uma amamentação futura, porém, cada caso deve ser a avaliado pelo médico que faz o acompanhamento. 

Posso fazer a mamografia se eu estiver amamentando?
Pode sim, se seu médico prescreveu a indicação, você pode fazer o exame se está amamentando. O diagnóstico pode ser um pouco mais difícil ou pode existir a necessidade de exames adicionais.  

Corro algum risco em  amamentar após ter tido câncer de mama?⁣
Segundo estudos  já é comprovado que a amamentação após a cura do câncer  não aumenta os riscos de reincidência

Imagem – Reprodução Internet
Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X