Connect with us

Saúde

Profissionais de saúde de Natal serão capacitados para atuação no combate ao Coronavírus

Publicado

Foto: Divulgação | Ideia Comunicação

A capacitação, específica no combate ao Coronavírus, é indispensável para os profissionais de saúde, que atendem pacientes infectados ou com suspeita da doença. Por isso, todos os profissionais da área, vinculados à Secretária Municipal de Saúde do Natal (SMS) e que manejam pacientes com Covid-19, estão participando de uma série de capacitações, que ocorrerão durante todo o mês de junho. O objetivo é minimizar a disseminação do vírus entre os profissionais que estão na linha de frente nos cuidados aos pacientes com Covid-19.

Os cursos são ministrados pela T&N Serviços em Saúde e acontecem no auditório da Associação Médica do RN. Segundo a enfermeira Anarilda Lima, especialista em Unidade de Terapia Intensiva e Enfermagem do Trabalho, estão sendo abordados temas que envolvem o cuidado com o paciente com Covid-19 e com o próprio profissional, que deve saber como usar os EPI`s de forma correta.

“As primeiras aulas acontecerão em dois turnos, com turmas de técnicos e enfermeiros. Abordamos os temas já propostos sobre manejo do paciente suspeito ou confirmado de Covid, paramentação e desparamentação dos profissionais, procedimentos de medicação, banho no leito e preparo do corpo, entre outros”, conta Anarilda.    

Ao todo, cerca de mil profissionais, divididos em 31 turmas, participarão da formação ao longo do mês. São trabalhadores que têm atuado em unidades de referência para o atendimento de pacientes acometidos pelo Coronavírus em Natal, como o Hospital de Campanha, na Via Costeira. 

“Esse primeiro encontro foi bem participativo e dinâmico. Além dos materiais em slide, fizemos um workshop ensinando como proceder com o paciente, fazendo uma demonstração com materiais e procedimento de entubação, por exemplo. Abordamos as posições que os pacientes devem estar e todos os cuidados que devem ser tomados. Os alunos, que já passaram pela capacitação, relataram que o momento é bem proveitoso, pois trata de assuntos pertinentes e importantes para o momento que estamos vivendo”, disse a enfermeira.

Fonte: Ideia Comunicação

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X