Saúde
Enfermagem: Arte de cuidar
Não importa a idade da pessoa, a situação ou lugar; o profissional da enfermagem é o principal responsável pelo cuidado aos pacientes
“Se você sonha em ser um bom profissional de enfermagem, tem que gostar de pessoas e principalmente de cuidar delas, tem que ter amor”. Foi com essa frase que a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade UNINASSAU Natal, Jessica Alves, resumiu essa profissão das mulheres e homens que se dedicam assistir aqueles que precisam. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 4,5 milhões de trabalhadores na área da saúde no país e 50% atuam na área da enfermagem.
Sabemos que a responsabilidade que se carrega não é pouca, consequentemente, uma formação de qualidade é ponto primordial para a Faculdade UNINASSAU Natal. Por isso, o curso na instituição se preocupa em oferecer o melhor que o aluno precisa. “Isso se deve à qualidade do ensino que nos preocupamos em oferecer, à equipe de docentes e à estrutura dos nossos laboratórios, que habilitam com excelência nossos alunos para a profissão”, aponta Jéssica.
A professora explica que, na UNINASSAU Natal, esses futuros profissionais podem contar com disciplinas de saúde geral e pública que incluem alimentação e nutrição, conhecimento e os métodos do cuidar, psicologia, cuidado ao adolescente, cuidado à saúde de mulher, entre outras. “Atender em função da prevenção, proteção e da reabilitação da saúde de seus pacientes é uma das principais tarefas deste profissional, oferecendo sempre um cuidado de forma mais próxima e pessoal”, pontua.
O curso tem duração em 5 anos (10 semestres) e conta com dois semestres de estágio obrigatório supervisionado, somando 800 horas. Todos os profissionais de enfermagem são preparados e se formam com a capacidade de cuidar e prestar atendimento à maioria dos casos de enfermidade, além de estarem aptos para cargos administrativos e gerenciais na área de saúde, sempre respeitando o código de ética da profissão.