Connect with us

Saúde

Uso medicinal de cannabis é tema da VI edição do Fórum Delta 9

Publicado

O neurocientista e vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN, Sidarta Ribeiro –
Foto: Alicia Patriota

Na semana em que a Câmara dos Deputados vota o projeto que autoriza o cultivo de cannabis no Brasil para fins medicinais (PL 399/2015), o Fórum Delta 9 abre nesta segunda-feira (17), as inscrições para a sua 6ª edição. Organizado no Rio Grande do Norte em parceria com a ONG potiguar Reconstruir cannabis e realizado de forma virtual, o evento é 100% gratuito e ocorrerá de 7 a 9 de junho, a partir das 18h. Para se inscrever e participar, é preciso se inscrever pelo site: https://delta9brasil.com/forum/.

Neste ano, o uso medicinal da cannabis em humanos e animais está entre os principais eixos temáticos das palestras, que abordarão desde a sua regulamentação até os efeitos práticos em pacientes com doenças crônicas. Essa edição contará com palestras de cientistas, médicos, empresários, advogadas, chefs de cozinha e consultores de abrangência internacional.

Uma das palestras de destaque será sobre o uso da cannabis a curto, médio e longo prazo para o tratamento dos efeitos da Covid-19, em seus aspectos físicos e psicológicos. O tema será abordado pela médica Paula Dall’Stella, uma das pioneiras da prescrição de cannabis medicinal no Brasil.

Ainda sobre a pandemia de Covid-19, o Fórum contará com a palestra da psiquiatra Mariana Muniz, que abordará o uso de cannabis medicinal no tratamento da Síndrome Pós-Traumática.

O neurocientista e vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN, Sidarta Ribeiro, trará em sua palestra os aspectos sociais e históricos da cannabis ao longo dos séculos e sobretudo no Brasil. O consultor internacional que atuou na regulamentação da erva no Uruguai, Gástor Lepera, contará sobre os caminhos percorridos para essa conquista no país Latino-americano, em 2013.

Pacientes idosos com doenças como Alzheimer, Parkinson e câncer tendem a perder funções motoras e psicológicas em decorrência das doenças. Para auxiliá-los em tratamentos que utilizam cannabis, o médico e professor pernambucano Helio Mororó falará sobre o tema com evidências científicas recentes.

“O surgimento do Fórum se deu em razão da necessidade de não só pautar um debate de alto nível científico, mas também oferecer respostas práticas para um público composto por pacientes, pesquisadores e empreendedores que buscam um mercado em abertura e rico em possibilidades”, disse o organizador do evento, Filipe Farias.

O evento também terá palestras da chef de cozinha Débora Sá (Cannabis na cozinha); a representante da Liga Canábica Sheila Geriz (Associativismo no futuro da Cannabis); o neurocientista Dráulio Araújo (Ahayuska e depressão); o médico Mikhael Marques (Fitoterapia Canábica), o médico Pedro Melo (Cannabis no esporte); o médico veterinário Tarcísio Barreto (cannabis na epilepsia veterinária) e as advogadas Gabriela Arima e Marcela Sanches (Regulamentação da Cannabis).

O Fórum Delta 9 é voltado para o público em geral, como médicos e advogados que buscam entender o uso da cannabis medicinal, suas evidências científicas e as leis que amparam a prática, profissionais da saúde que querem entender a Medicina Canabinoide, suas aplicações e tratamentos benéficos. Também podem participar pacientes, familiares e amigos que sofrem com patologias e desejam conhecer meios seguros e eficientes de tratamento. Além do vasto conteúdo, quem assistir às palestras terá direito a receber um certificado.

Serviço:

VI Fórum Delta 9
Quando: 7, 8 e 9 de junho
Onde: transmissão online via inscrição
Como se inscrever: https://delta9brasil.com/forum/

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X