Connect with us

Trabalho

Reaquecimento do mercado de trabalho deve estimular busca por cursos de especialização

Publicado

Diferença salarial entre profissionais com especialização e sem é um dos principais motivos que tem levado cada vez mais pessoas a retornarem aos bancos universitários

Foto: Pexels

Dentro de um mercado altamente competitivo, a especialização se tornou um diferencial para estudantes e profissionais que buscam um novo emprego ou almejam novos cargos e salários nas empresas onde atuam. Segundo dados do Instituto Semesp divulgados em 2021, o indivíduo que cursa uma especialização possui um rendimento médio mensal 150% acima da média dos salários das pessoas que têm apenas a graduação. Ainda de acordo com o Instituto,  as matrículas em especialização de nível superior cresceram 9,5% entre 2019 e 2020. 

Os dados confirmam a tendência de aumento na procura pela especialização. Mas é importante estar atento aos tipos de especialização. A pós-graduação Lato Sensu proporciona um maior nível técnico de conhecimento, o que proporciona ainda mais qualificação para exercer atividades do mercado de trabalho. Já com uma pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), o estudo é mais voltado para investigação científica e pesquisa de práticas e atuações das diversas áreas. Por fim, no MBA o aluno aprende técnicas avançadas de administração, estando sempre à frente das atualizações sobre as boas práticas do segmento corporativo. 

Segundo Lourdes Nogueira, professora da Pós-Graduação da Estácio, a pós-graduação é um curso de nível superior que transforma o profissional em um especialista em sua área. “O diploma de pós-graduação traz um peso maior no mercado, sendo uma exigência em algumas vagas. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, com isso, o título de especialista se tornou um item obrigatório em determinados segmentos, com as organizações valorizando cada vez mais a pós-graduação”, pontua.   

A pós-graduação ou MBA possuem uma carga horária mínima de pelo menos seis meses para garantir um diploma, neste tempo os cursos são mais específicos e atendem ao profissional que deseja se aperfeiçoar de forma rápida. Ainda existem opções de especialização mais amplas em 12 ou 18 meses. “Todos os profissionais devem buscar o aprimoramento dos conhecimentos, garantindo uma atualização constante e mantendo atrativo para o mercado de trabalho, para assim, trazer um valor agregado para crescer e se estabelecer na carreira”, diz a professora.   

Outra dica é verificar as campanhas de desconto para o segundo semestre. Lourdes afirma que o período é marcado por promoções que podem ajudar quem deseja investir nos estudos. Um exemplo é a campanha da Estácio, instituição de ensino superior que possui a maior pós-graduação do país em cursos presenciais e digitais, com profissionais renomados, além de um programa de aceleração de carreira.  

Para os candidatos que efetuarem a inscrição até o dia 22 de setembro, todos os cursos da pós-graduação digital da Estácio terão parcelas mensais de apenas R$149,00 no curso todo. Para quem optar pelo ensino presencial, vale conhecer os cursos disponíveis diretamente nos campi de Natal. São mais de 200 cursos disponíveis nas modalidades presencial e digital (EaD) em diversas áreas do conhecimento. Para saber mais sobre a Pós-Graduação da Estácio acesse pos.estacio.br. 

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X