Connect with us

Cultura

Quino, o artista por trás da grande arte pensante

cartunista falece aos 88 anos de idade pouco tempo depois de data especial de sua personagem

Publicado

O cartunista argentino Quino | Foto: Getty Images

O argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, foi um pensador, historiador gráfico e criador de um dos comics mais famosos da América do Sul. Sua criação mais expressiva foi a Mafalda e suas tirinhas que estão espalhadas por todos os lados, participando de provas, livros e atividades de crianças, jovens e até adultos. Com a Mafalda, o artista criou uma representação artística de defesa à liberdade e críticas sociais, um pequeno ‘ser pensante’ que nos faz refletir sobre as coisas que rodam-nos no cotidiano e que causa impacto de formas surpreendentes com poucas palavras e quadrinhos. 

Mafalda | Foto: Reprodução/Quino

As tirinhas do Quino expressaram muito do que ainda hoje nos incomoda, as desigualdades, as opressões, os questionamentos de coisas que não deveríamos aceitar, mas por não questionarmos…Aceitamos. Estamos em mudança desde as pequenas transformações que eram apresentadas aos nossos olhos por meio de falas da pequena Mafalda, e a nossa esperança é que um dia possamos alcançar a sociedade em que a Mafalda tanto desejava.

Ontem, 29 de setembro, foi ‘aniversário’ da Mafalda, a primeira aparição de suas tirinhas aconteceu nessa data em 1964, 56 anos atrás, publicada na revista ‘Primera Plana’, na Argentina.

Quino está entre os criadores de HQs sul-americanos mais traduzidos de todos os tempos. A Mafalda, sua personagem mais memorável e internacionalmente reconhecida, foi traduzida para mais de 27 idiomas e em diversas tiras de quadrinhos. Sua memória e trabalho é de grande valor e deixa estampado as críticas e esperanças para um mundo melhor, começando por nós mesmos, como tanto foi abordado e questionado por sua personagem.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X