Connect with us

Trabalho

Profissões: A importância do trabalho do meteorologista

Publicado

Mapa meteorológico do Rio Grande do Norte | Reprodução Internet

Todos os dias a previsão do tempo aparece no seu celular, na rádio, nos jornais e na internet. Mas você sabe como é feita a descoberta dela? O meteorologista é o responsável por estudar o clima e as variações do tempo. Este trabalho contribui para o desenvolvimento do país ajudando em áreas de produção, como a agricultura.

Por meio de pesquisas sobre as áreas meteorológicas e climatológicas, o meteorologista descobre as previsões do tempo e possíveis catástrofes ambientais. Por isso que esse trabalho se faz tão importante, é como um meio de prever o futuro, preparar a sociedade para o tempo que surgirá e prevenir que eventuais fenômenos naturais causem transtornos maiores nas cidades.

Any Caroline – Metereologista | Foto: Reprodução Instagram

“É muito importante as informações que são passadas pelos meteorologistas, pois elas são de grande relevância para o desenvolvimento das cidades e países, visto que podem influenciar em vários setores”, destaca a pesquisadora Any Caroline. “As principais dificuldades encontradas na área da meteorologia são voltadas para a questão de recursos e dados de confiabilidade, pois o meteorologista trabalha com grandes bases de dados que, em sua maioria, apresentam falhas, o que na nossa área é de muita relevância”, conclui.

Mas não é só pra previsões do tempo que o profissional de meteorologia vive. Eles podem atuar em áreas relacionadas as energias, como a eólica e solar, que dependem de condições atmosféricas para seu funcionamento. Além disso, o profissional pode atuar na produção de termômetros, bafômetros e outros equipamentos.

Mercado de trabalho no RN

No Rio Grande do Norte, com o desenvolvimento dos parques eólicos, o mercado de trabalho para o meteorologista foi ampliado. O profissional pode trabalhar tanto no âmbito de empresas estaduais, quanto nas empresas privadas. Já a nível nacional, há grandes oportunidades e a possibilidade de conseguir uma grande visibilidade na pesquisa, com oportunidades de mestrado e doutorado em todo o país.

Gif | Site da Emparn – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte
Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X