Connect with us

Saúde

Profissionais apontam benefícios de treinos curtos diários

Publicado

Dedicar de 15 minutos a meia hora por dia aos exercícios pode transformar sua saúde física e mental, proporcionando inúmeros benefícios

Foto: Divulgação

Em meio à correria do dia a dia, encontrar tempo para se exercitar muitas vezes parece uma tarefa impossível. No entanto, muitos profissionais vêm destacando os notáveis benefícios que apenas alguns minutos diários de atividade física podem proporcionar ao corpo, reforçando a importância de dedicar pelo menos um pequeno período do dia para o bem-estar.

O impacto positivo desses poucos minutos vai além da simples queima de calorias. Os benefícios físicos incluem o fortalecimento dos músculos, melhoria da saúde cardiovascular, aumento da resistência e manutenção do peso saudável. Além disso, exercícios regulares contribuem para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.

Segundo Nelson Madeira, médico cardiologista, exercícios físicos, mesmo sendo eles de curta duração como entre 15 a 30 minutos na rotina diária, podem ajudar bastante na saúde em geral e especialmente na cardiovascular.

“Estudos mostram que pessoas que anteriormente eram sedentárias e passaram a fazer atividades físicas por pelo menos 150 minutos semanais reduziram em até 30% o risco de AVC ou infarto do miocárdio. A recomendação primordial para otimizar os benefícios à saúde nos treinos curtos é fazer uma mescla entre as atividades aeróbias e os exercícios resistidos de força”, pontua.

Para André Fernandes, profissional de educação física na academia Bodytech Tirol, em Natal, os benefícios para a saúde são similares aos benefícios conquistados por quem tem mais tempo para treinar, como a melhora do condicionamento físico, da força muscular, da qualidade de vida e disposição para as atividades diárias.

“O que mais me chama atenção nos exercícios curtos é a aderência à prática de atividades. A maioria das pessoas tem pouco tempo devido à demanda de trabalho diário, e saber que fazer exercícios curtos também irá proporcionar uma melhora corporal é estimulante”, enfatiza André.

A arquiteta Gabriela Guanabara, 34, aluna na Bodytech Tirol, é adepta dos exercícios curtos, e encontrou nesses pequenos minutos diários uma forma de colocar as atividades físicas no seu dia a dia agitado. Para ela, o principal benefício de fazer treinos curtos é poder encaixá-los facilmente na rotina sem atrapalhar as demais atividades.

“Desde que sejam bem planejados, com auxílio de um profissional, e que você a longo prazo observe que obtém resultados, não é necessário que todos os seus treinos sejam longos. Já tive fase de treino mais longo, e até, surpreendentemente, de treinos mais curtos, de 15 a 20 minutos no máximo, mas sempre faço avaliações físicas e acompanho meus resultados. Como tem havido melhora constante, observo que os treinos têm sido eficientes para minha realidade”, conclui.

Assim como para Gabriela, dedicar esses minutos por dia ao exercício não deve ser apenas uma questão estética, mas sim um investimento na saúde a curto e longo prazo. Essa pequena janela de tempo pode resultar em uma vida mais saudável, ativa e equilibrada, com benefícios que transcendem o físico, alcançando o bem-estar geral.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X