Connect with us

Saúde

Nutricionista lista alimentos que ajudam na prevenção do câncer

Publicado

O dia 4 de fevereiro é marcado como o Dia Mundial do Câncer e tem como objetivo estimular a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Cercado de mitos e verdades, o câncer é uma das doenças que mais mata no Brasil e ao redor do mundo. Sobre o tema, muito se discute o papel da alimentação na prevenção da doença.

Segundo Beatris Mendes, nutricionista da Serlares, empresa especializada em refeições coletivas Serlares, uma das práticas que pode ajudar é buscar manter o peso adequado com alimentação saudável e prática de atividades físicas. “O acesso a muitas informações pode acabar confundindo a cabeça dos pacientes com câncer a respeito do que devem ou não comer durante o período de tratamento. O excesso de gordura provoca um estado inflamatório no corpo, que estimula a proliferação celular e inibe a morte programada das células, contribuindo assim para o nascimento e progressão do câncer”, pontua.

Sobre o assunto, a profissional lista algumas recomendações para ajudar ou auxiliar no tratamento da doença:

– Inclusão de, no mínimo, 3 porções diárias de frutas e vegetais, comer menos carne vermelha e excluir embutidos e álcool, diminuir consumo de sal e evitar alimentos ultraprocessados; 

– Nos vegetais, são encontrados fitoquímicos, vitaminas, minerais e fibras que atuam na prevenção do câncer. A recomendação é consumir por dia uma variedade de frutas e legumes como cenoura, couve-flor e berinjela.

Entre os mitos e verdades, a nutricionista da Serlares frisa que o ômega 3, presente nos peixes, atua como anti-inflamatório e tem atividade anti-proliferativa, favorecendo a morte de células cancerígenas.

O consumo de açúcar provoca câncer? A profissional ressalta que o consumo excessivo pode levar à obesidade, que é um dos fatores de risco para o câncer. Equilíbrio no consumo é fundamental para toda a população.

Existem alimentos que curam o câncer? De acordo com Beatris, nenhum alimento tem a propriedade de curar ou ser o principal causador do câncer, mas eles ajudam a prevenir e auxiliam no tratamento da doença. 

Sobre a Serlares


Fundada em 1972, a Serlares é uma empresa especializada na produção e comercialização de refeições empresariais.  Produzimos refeições para empresas em escala industrial de forma personalizada, proporcionando a melhor experiência em alimentação corporativa, pois acreditamos que uma alimentação segura e saudável nas corporações tem papel fundamental na qualidade de vida de nossos clientes. São oferecidas mais de 15 mil refeições todos os dias aos nossos clientes que estão localizados em Maracanaú, Pacajus, Horizonte, Eusébio, Fortaleza, Caucaia, Pecém e Natal-RN.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X