Connect with us

Saúde

Novembro Azul, câncer de próstata e a atuação do fisioterapeuta

Publicado

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção da segunda doença que mais atinge homens no Brasil  

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, está vigente a campanha de cunho nacional “Novembro Azul”. A ação tem por objeto alertar a população, principalmente homens, quando a importância e necessidade de realização de exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Aproximadamente 3 milhões de homens vivem com a doença, explica Silvia Oliveira, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade UNINASSAU Natal. ’’Aqui no Brasil, o câncer de próstata é o mais comum, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e sua prevalência aumenta com o avançar da idade, onde cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos”.  

Dentre as opções de tratamento cirúrgico, a prostatectomia radical é procedimento mais antigo e considerado o padrão ouro. No entanto, esse procedimento pode causar algumas complicações no pós-operatório, entre as quais podemos citar a incontinência urinária, definida pela perda involuntária de urina, que pode repercutir na qualidade de vida do indivíduo.   

Para os indivíduos que apresentaram esses sintomas no pós-operatório, a Fisioterapia Pélvica demonstra diversos benefícios. “Exercícios específicos para a musculatura do assoalho pélvico, associado a outros recursos como biofeedback  e eletro estimulação, pode ser utilizado pelo profissional fisioterapeuta para melhorar os sintomas, favorecer o retorno do controle urinário e melhorar a qualidade de vida”, completa Silvia.    

Na Clínica Escola de Fisioterapia da UNINASSAU Natal, é oferecido, de forma gratuita, atendimento fisioterapêutico aos homens pós-prostatectomia radical. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3344-7809.  

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X