Connect with us

Saúde

No mês do Veganismo um alerta, veganos precisam de suplementação de vitamina B12

Publicado

A deficiência de mecobalamina pode causar complicações hematológicas, psíquicas e neurológicas graves, como a anemia megaloblástica e até demência

Foto: Reprodução | Internet

O dia 01/11 é dedicado ao Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial Vegano, porém o alerta vale pela vida toda, o estilo de vida que não ingere alimentos de origem animal e derivados vai além da alimentação. Trata-se de uma mudança de consciência em prol de não consumir nenhum tipo de produto como roupas, cosméticos, calçados entre outros.

As fontes de proteínas na alimentação vegana são as leguminosas e as oleaginosas, porém, por meio da alimentação a vitamina B12 só pode ser encontrada em produtos de origem animal, daí a sua necessidade de suplementação.

O que é a Vitamina B12?

Também conhecida como mecobalamina, a vitamina B12 é de extrema importância para formação de células vermelhas do sangue, essencial para o funcionamento do sistema nervoso central, mantendo a cognição e prevenindo a degeneração das células e é cofator de diversas enzimas necessárias ao organismo, inclusive na produção de DNA.

Problemas por falta de tratamento

A sua deficiência pode permanecer assintomática por longos períodos e causar uma série de problemas de saúde, por isso, veganos e vegetarianos precisam estar atentos e fazer o monitoramento adequado, por meio de exames de sangue específicos periodicamente. Isso porque a falta de mecobalamina pode levar a complicações hematológicas, psíquicas e neurológicas graves, como a anemia megaloblástica e até demência.

Alguns tratamentos existentes causam dor

Atualmente, existe o tratamento parenteral (injeções intramusculares), método que causa dores agudas – e que leva pessoas, muitas vezes, a negligência e que também pode ser dificultoso em pacientes muito magros ou com distúrbios de coagulação. Há também o tratamento Oral, que pode ser utilizado em casos de deficiência leve ou assintomática, e em pacientes que não apresentam condições de má-absorção.

É o fim da picada. Já há no mercado brasileiro o tratamento sublingual de forma ativa

A grande novidade é o tratamento sublingual de forma ativa, que oferece absorção imediata, um alívio ao paciente e enfatiza que nem todo tratamento médico precisa ser doloroso e incômodo, uma realidade vivenciada ao longo de todos esses anos por aqueles que precisam da suplementação.

Como não existia, até o momento, um produto alternativo à via parenteral no Brasil, muitos pacientes tinham a necessidade de importar produtos dos EUA na concentração de 1.000 mcg de metilcobalamina sublingual, mas por serem suplementos alimentares, tais opções não passam pelo controle de qualidade do Food and Drug Administration (FDA).

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X