Connect with us

Cultura

Museu Câmara Cascudo lança documentário histórico no Youtube

Publicado

Que tal voltar no tempo e reviver os cem anos da Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora dos Rosário da Comunidade Quilombola Boa Vista, em Parelhas, e Jardim do Seridó? Essa é a proposta do vídeo lançado na sexta-feira, 29 de setembro, no canal do Youtube do Museu Câmara Cascudo. O vídeo é uma narrativa audiovisual criada a partir de imagens em película de 16mm e gravações de áudio descobertas no Arquivo Institucional do MCC em 2022 e reeditadas por Julhin de Tia Lica, multiartista e membro da organização religiosa. 

Lançado em Natal no sábado, 23 de setembro, durante a programação da Primavera dos Museus, o vídeo é fruto da expedição liderada por Veríssimo de Melo ao município de Jardim do Seridó, entre dezembro de 1963 e janeiro de 1964, para documentar as celebrações centenárias da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos promovidas na cidade de Jardim do Seridó, distante 250km de Natal. 

A equipe de Veríssimo contava com a participação de Elizabeth e Nássaro Nasser, além de Raymundo Teixeira da Rocha. As imagens são do cinegrafista Luiz de França Filho. Além do filme e das gravações em fitas de rolo, a expedição coletou ainda partituras e letras de músicas cantadas e tocadas na celebração, além de uma descrição dos festejos. Os resultados foram publicados nos Arquivos do IA e estão disponíveis para consulta na Biblioteca do Museu. 

O material foi digitalizado em uma parceria do Museu Câmara Cascudo com o grupo religioso e o material digitalizado e reeditado foi exibido, quase 60 anos depois, em novembro de 2022,, durante a realização do I Sankofa, Encontro dos Reinos Pretos do RN. O canal do Youtube do Museu Câmara Cascudo está acessível no endereço www.youtube.com/mccufrn

Crédito da Imagem: Museu Câmara Cascudo/UFRN

::Link para o vídeo:: 

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X