Connect with us

Cultura

MCC promete revelar segredos e poderes na Semana dos Museus

Publicado

Você já parou para pensar no poder que os museus têm de revelar os segredos do mundo contemporâneo? Mais que guardar o passado, essas instituições podem ajudar a pensar o futuro.  A programação do Museu Câmara Cascudo (MCC) na 20ª Semana Nacional de Museus é um convite a pensar sobre o assunto. O evento começa já na próxima semana, com uma programação que combina atividades presenciais, novos roteiros de visitação, programação infantil, atividades culturais e de saúde, além da já tradicional presença nas redes com o MCC Virtual. Todos os detalhes do evento serão divulgados na página do MCC na internet em www.mcc.ufrn.br. 

No Museu Câmara Cascudo, a programação começa na segunda-feira (16), com o curso “De-colonizar o poder: interculturalizando as práticas, poéticas e políticas públicas de memória e preservação cultural”, ministrado por Juliana de Siqueira, agente cultural da Prefeitura de Campinas (SP) e doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal). O curso é voltado para trabalhadores e gestores de museus e instituições de memória, lideranças comunitárias, agentes culturais e de pontos de memória, além de educadores e interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas no site do MCC. 

Na terça-feira (17), uma roda de conversa fala do papel social das plantas e dá início à distribuição de mudas do projeto “Plante o Museu”. Na quarta-feira (18), tem teatro de bonecos com Julhin de Tia Lica para animar a criançada. Na quinta (19), uma mesa redonda virtual debate a divulgação científica dos acervos nos museus, com o tema “Comunicar para proteger”. Ao longo da semana, o público pode participar de atividades como a mediação “Revelando os segredos da natureza”, uma visita especial pelas exposições do MCC, participar de sessões de yoga, massagens e aurículoterapia, e ainda acompanhar a estreia do Podcast do MCC nas plataformas digitais. 

No sábado, a programação busca agradar crianças e adultos com a apresentação do Teatro de Bonecos de Catarina Calungueira, diretamente do Município de Ipueira e que busca renovar a tradição das mulheres nessa arte. Mais tarde, a dança toma de conta do pavilhão de exposições do MCC, com as cenas do grupo Gaya Dança Contemporânea e ainda dá para olhar para as estrelas com a mediação “Ensaios sobre o céu e o mar”, do Planetário Barca dos Céus.

A Semana Nacional de Museus é uma ação do Instituto Brasileiro de Museus que busca mobilizar museus de todo o país em torno de um tema comum. Esse ano, a programação conta com mais de 2,5 mil eventos em 877 museus em 379 cidades de 26 estados. Além do MCC, outras nove instituições participam do evento, incluindo o Museu do Seridó e o Museu de Ciências Morfológicas, vinculados à UFRN, além do Museu Histórico de São Vicente e do Museu de Cultura Popular do município de Francisco Dantas. 

A programação completa e atualizada da Semana Nacional de Museus no MCC está disponível em nosso site. A visitação às exposições seguem o horário normal do museu, de terça à sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. A entrada no Museu e em todos os eventos da semana é gratuita.  

::Serviço::

20ª Semana Nacional de Museus
Museu Câmara Cascudo
16 a 21 de maio
Programação completa em www.mcc.ufrn.br

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X