Connect with us

Crossover em Tela

Livro “Sesc Potilândia: 50 anos” conta história do bairro e homenageia moradores 

O evento realizado na última sexta-feira, 30 de junho, reuniu cerca de 300 pessoas entre moradores do bairro e convidados do Sistema Fecomércio

Publicado

Solenidade de lançamento do livro “Sesc Potilândia: 50 anos” | Foto: Divulgação/Sistema Fecomércio RN

Na noite da última sexta-feira, 30 de junho, o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Rio Grande do Norte (Sesc RN), realizou o lançamento do livro “Sesc Potilândia: 50 Anos”. A solenidade contou com a presença de quase 300 pessoas, sendo a maior parte delas moradores e ex-moradores do bairro de Potilândia, que fizeram questão de deixar suas contribuições com memórias e histórias da localidade.  

Na cerimônia de lançamento, membro do grupo “Amigos de Potilândia”, José Damasceno iniciou as falas contando um pouco dos motivos que levaram o Sesc e o Sistema Fecomércio a produzir a obra. “Foi durante uma festa que realizamos em comemoração aos 50 anos do bairro, em 2016, que, conversando com meu amigo e presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, levantamos a ideia de como seria interessante registrar as memórias de toda aquela gente que estava ali celebrando conosco meio século de histórias vividas no bairro e no Sesc Potilândia, que desde sempre foi o coração do conjunto, servindo de palco para tantos encontros”, relatou. 

Para o presidente do Sistema Fecomércio, a obra representa uma celebração não apenas à unidade, mas a todos os comerciários e seus familiares da região. “O Sesc fez, literalmente, surgir o bairro de Potilândia. E da mesma forma que a unidade impactou nas vidas de quase duas centenas de comerciários, esta obra só pôde ser escrita devido a parceria com aqueles que aqui moraram ou moram e ajudaram a construir essas memórias”, declarou. 

Como forma de homenagear algumas das tantas pessoas que marcaram as cinco décadas do Sesc Potilândia, foram entregues placas de reconhecimento para 22 pessoas. Entre elas, estava a primeira moradora do bairro, a senhora Letice Pessoa Dantas. “Quando eu cheguei no bairro fiquei por 8 dias sendo a única moradora, até chegar os outros vizinhos, e até hoje ainda moro lá. Por muito tempo frequentei o Sesc Potilândia nas aulas de hidroginástica, nas festas da comunidade, sempre gostei muito do lugar. É uma maravilha que tenham feito este livro e me sinto muito honrada em receber esta homenagem em uma noite que reuniu tantos amigos que inclusive há tempos não via, então agradeço ao Sesc e ao Sistema Fecomércio por proporcionarem este momento para gente”, contou emocionada.  

Na época da inauguração da unidade, em 30 de outubro de 1968, a atuação do Sesc no bairro era com trabalho social, incluindo, entre outras atividades, cursos de culinária, corte e costura, economia doméstica, além de campanhas na área da saúde. Outro ponto forte da unidade na época eram as atividades de recreação e lazer, com destaque para as aulas de judô, capoeira e dança. 

Hoje o Sesc Potilândia atende a quase 1.500 pessoas de todas as idades nas modalidades esportivas (hidroginástica, futsal, karatê, capoeira) oferecidas na estrutura. Além disso, tornou-se referência na área da educação, com uma escola que atende cerca de 600 alunos na educação infantil e fundamental. A unidade está atualmente em um processo de reforma, com o objetivo de atender ainda mais pessoas com serviços que trazem qualidade de vida e bem-estar para o comerciário, seus familiares, e toda a comunidade.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X