Connect with us

Educação

Instituições potiguares se manifestam sobre o programa Future-se

Publicado

Em reunião do Conselho Universitário – Consuni, José Daniel Diniz, reitor da UFRN, diz que o Future-se será decidido em debates. – Foto: Cícero Oliveira / ASCOM Reitoria-UFRN

O Ministério da Educação apresentou aos representantes das Instituições Federais de Ensino (IES) uma proposta de reestruturação de gestão das universidades e institutos federais, o ‘Future-se’. Através desse projeto o MEC pretende facilitar os investimentos privados, para financiar as instituições de ensino público no Brasil.

Após a apresentação do programa, diversas entidades, universidades e institutos se pronunciaram a respeito do Future-se. No Rio Grande do Norte, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, afirma que ainda não tem uma posição sobre o novo programa do MEC e externou preocupação acerca do texto-base.

Para José Daniel Diniz Melo, a principal preocupação é para que o projeto não “aumente a desigualdade existente entre as universidades”. Segundo ele, ainda é cedo para ter um posicionamento definitivo, contudo, não é cedo para começar a discutir a proposta. “Uma discussão vai construir um entendimento”, afirmou o reitor da UFRN.

Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), divulgou uma carta aberta à comunidade. A carta assinada pela direção-geral, afirma que o Future-se é um ataque à autonomia das IES e que, na prática, o programa significa a privatização do ensino superior no Brasil.

O MEC recebe até o dia 29 de agosto contribuições, sobre o programa Future-se, na plataforma de consulta pública. Para participar, é preciso se cadastrar com e-mail e CPF na plataforma de consulta. Após esse período, o ministério pretende levar a discussão do projeto para a Câmara dos Deputados.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X