Connect with us

Sociedade

Fotógrafo cria rede de apoio para famílias carentes no interior da Bahia

Publicado

O fotógrafo Noilton Pereira

“Ajudar ao menos 10 pessoas”. Essa é a meta que Noilton Pereira, de 45 anos, fotógrafo e radialista, estabelece para si mesmo todos os dias. Com pedidos que variam desde alimentos, casa, material para trabalho e auxílio para gestantes, Noilton trocou o frenesi das rádios pelas mensagens diárias de conterrâneos e, através de seu projeto Sertão Forte, vem atuando com solidariedade no resgate da autoestima da população de Ruy Barbosa, município no interior da Bahia. 

Natural desta pequena cidade, Noilton relembra que quando atuava como radialista recebia pedidos de ajuda e, ao mesmo tempo, era muito querido pela população, mas acreditava não ter condições de ajudá-los, até que descobriu na fotografia uma oportunidade de viabilizar um projeto que pudesse amparar a população carente de Ruy Barbosa. Deixou de lado a carreira de mais de duas décadas no radiojornalismo e passou a dedicar-se exclusivamente ao projeto.

Foto: Noilton Pereira

As belas imagens que captura das paisagens da região e de seus habitantes são vendidas através de seu Instagram (@noiltonpop) e o dinheiro é revertido para a aquisição de materiais para que o Sertão Forte continue a existir. Noilton atua em duas frentes: sanando o problema inicial das famílias e resgatando sua autoestima através do trabalho, cuja ausência acredita ser o principal problema que acorrenta os moradores a situação de precariedade.

Foto: Noilton Pereira

O fotógrafo explica que as famílias que são selecionadas para receberem a residência trabalham ativamente na construção dela juntamente com a equipe do projeto, que, segundo ele, reforça o sentimento de propriedade e resgata a autoestima dessas pessoas enquanto trabalhadoras. “Essas famílias assumem um compromisso profissional. O pai que estava fora do mercado de trabalho passa a trabalhar no projeto construindo a sua própria casa e recebendo o seu próprio salário”, disse.

Foto: Noilton Pereira

Além da construção de casas e doação de cestas básicas, o projeto Sertão Forte também incentiva e impulsiona a agricultura familiar como fonte de renda e de alimento para a população de Ruy Barbosa. “É muito difícil abastecer uma grande metrópole, como São Paulo, somente com agricultura familiar, mas aqui na roça é completamente possível”, relata Noilton, que encoraja o plantio e cultivo de melancia, abóbora, maracujá, entre outros. “É preciso um incentivo…mostrar para essas pessoas que elas são boas no que fazem”, afirma.

Foto: Noilton Pereira

Com mais de 500 famílias assistidas e 27 casas construídas, o projeto não conta com nenhum auxílio governamental ou empresarial. Toda a verba do projeto é da venda das fotos e de doações que chegam de todo o mundo. “Ao idealizar o Sertão Forte, minha ideia era criar um projeto que servisse de modelo para mostrar que todos podemos ajudar uns aos outros. E se cada um fizer sua parte em sua comunidade podemos fazer algo melhor pelo nosso país”, afirma Noilton.

Foto: Noilton Pereira

Perfeccionista e exigente, Noilton teve seu empenho reconhecido com o Medalhão do Ministério da Bahia, participou do programa Caldeirão do Huck, do Fantástico e do Fala Brasil, além de prêmios, como o Prêmio New Holland de Fotojornalismo, e sua mais recente conquista: o Prêmio Ibero-americano de Fotojornalismo. No entanto, acredita que ainda falta incentivo por parte do próprio governo para com a situação de pessoas como os moradores de Ruy Barbosa. “É preciso colocar essas pessoas para trabalhar com o que elas gostam no lugar que elas gostam”, destaca o fotógrafo.

Atuando há mais de uma década, Noilton tem como objetivo impulsionar cada vez mais o projeto através das suas fotografias. O instagram @noiltonpop já conta com 146 mil seguidores e sua meta é alcançar os 200 mil, aumentando assim o alcance de suas campanhas.  “Sempre foi o meu sonho ser a ponte para poder ajudar essas pessoas, para mim não há prêmio melhor do que a sensação de dever cumprido”, afirma o fotógrafo, que conclui: “Antes eu não conseguia tirar nada dessas pessoas além de tristeza , dor. Hoje eu sou um porto seguro para a minha comunidade”, destaca Noilton.

Para adquirir uma das fotos de Noilton Pereira exibidas nesta matéria entre em contato através de seu instagram @noiltonpop informando a foto que tem interesse, além disso podem ser feitas doações através dos seguintes meios:

  • Chave Pix 62284568572
  • Caixa econômica:

Agência 4818

Operação 013

Conta poupança 10821-9

Noilton Pereira de Lacerda

  • Paypal: Fxsmiithpst@gmail.com

Em sua mais recente campanha Noilton está arrecadando fundos para a compra de lote para construção de uma casa para uma jovem mãe viúva, as contribuições podem ser feitas através da vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/um-lote-pra-jovem-mae-viuva

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X