Connect with us

Saúde

Fisioterapeuta recebe doses de vacinas diferentes contra Covid-19 em Natal

Publicado

O que era motivo de alegria se transformou em indignação em poucos minutos

A fisioterapeuta Solimar Palagar no momento da vacinação | Foto: acervo pessoal

A fisioterapeuta Solimar Palagar, descobriu que tomou que as duas doses de vacina contra Covid-19 em Natal eram de imunizantes diferentes: ela tomou uma dose da vacina de Oxford em janeiro e uma da Coronavac nesta terça-feira (16). O erro foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. 

As duas vacinas tiveram seu uso aprovado pela Anvisa no Brasil e estão sendo usadas no programa de imunização. Porém, o que é orientado pelo órgão responsável pela campanha é que, quem toma a primeira dose de uma deve tomar a segunda dose do mesmo imunizante. Ainda não há comprovação de eficácia da imunização quando o paciente recebe doses da vacina de diferentes fabricantes. 

Solimar trabalha em uma maternidade pública e também é professora na UNINASSAU Natal. Ela conta que, como profissional de saúde, foi até Palácio dos Esportes, onde fica um dos pontos de vacinação contra Covid-19 montados pela prefeitura para tomar a primeira dose no dia 27 de janeiro.

De acordo com ela, dois profissionais informaram que ela estava tomando a primeira dose da Coronavac, porém, o nome da vacina não foi registrado no cartão de vacinação, constando apenas o lote da dose. Nesta terça-feira (16), ela foi a outro local de vacinação contra Covid-19, no shopping Via Direta, para tomar a segunda dose da Coronavac, conforme calendário divulgado pelo município. 

“Cheguei ao local e a moça aplicou a vacina em mim, mas quando ela pegou meu cartão de vacinação para registrar e viu o lote da dose que eu tinha tomado primeiro disse: ‘meu Deus, apliquei a vacina errada. Ela ficou muito assustada e eu fiquei muito nervosa'”, contou. Natal ainda não começou a aplicação da segunda dose da vacina de Oxford. 

Diante do caso, a profissional ficou muito nervosa e questionou se poderia ter algum problema de saúde por tomar doses de vacinas diferentes. “Ninguém soube me dizer nada. Liguei para amigos médicos que me tranquilizaram”, contou. 

Solimar também disse que não foi informada pelo município se ou quando deverá tomar outra dose de uma das vacinas. “Estou indignada. É uma indignação como profissional, como pessoa, como contribuinte”, disse. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que esse foi um caso isolado e que  a profissional está em monitoramento remoto, para acompanhamento de possível evento adverso. “Iremos acompanhar esse processo de observação, só depois será definido se ela vai tomar a segunda dose da vacina de Oxford no tempo certo conforme bula do medicamento”. 

Mais de 13 mil profissionais foram imunizados com a Coronavac na capital. 

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X