Connect with us

Gastronomia

Festival Prato Firmeza reúne periferia, gastronomia, negritude e veganismo

Publicado

Programação online e gratuita explora o que há de melhor nas  5 edições do Guia Gastronômico das  Quebradas

O primeiro Guia Gastronômico das periferias de São Paulo, o Prato Firmeza, lança festival com uma programação recheada de informação e receitas.  Serão três dias de evento,  de 4 a 6 de agosto, exibidos de forma gratuita e online no canal da Énois no Youtube. O Prato Firmeza é um projeto da Énois, laboratório que trabalha para impulsionar a diversidade no jornalismo.

O festival traz à tona os principais temas abordados durante as cinco edições do guia. De veganismo periférico à ancestralidade e afeto preto, o evento tem o objetivo de reunir empreendedores periféricos, entusiastas da política alimentar  e sociedade no geral para trocar ideias e experiências.

No primeiro dia de evento (04/08), o festival celebra a edição do Prato Firmeza Preto, lançado em 2020. O guia reúne 39 empreendimentos, empreendedoras e empreendedores pretos de São Paulo, com o apoio da Feira Preta e Preta Hub em uma  parceria de produção dos veículos Alma PretaPreto ImpérioPeriferia em Movimento, Agência Mural e Vozes das Periferias. Neste dia a chef Suellen Maristela, da Matulas da Nega, conversa com a ciclista e entregadora Terezinha Baptista, com mediação da jornalista Gabriela Mesquita, analista de distribuição jornalística da Énois.

“A ideia aqui é compartilhar os jeitos de se pensar e fazer comida afetiva para promover a valorização da comida de qualidade e das raízes culturais da alimentação nas periferias”, explica Gabriela.

No segundo dia de programação, os destaques são o LabJaca e o data_labe, duas organizações parceiras da Énois que trabalham produzindo jornalismo de dados das favelas do Rio de Janeiro. Esse time está produzindo o Prato Firmeza Rio, primeira versão do guia gastronômico fora de São Paulo. No evento, os participantes vão contar como tem sido os bastidores dessa produção e os costumes dos moradores das favelas de Manguinhos e Jacarezinho quando o assunto é comida.

No último dia de encontros, na sexta-feira (06/08), um papo sobre veganismo, com a participação de Vivi Torrico, do Solidariedade Vegan, Regina Tchelly, do Favela Orgânica, mediado pela Paty Durães, que faz parte do Afrolab Gastronomia, é curadora da Cozinha da Casa Preta Hub e trabalhou com a Énois na produção do Prato Firmeza Preto na produção do Prato Firmeza Preto. Os programas ficarão disponíveis no Canal da Énois no YouTube para acesso livre.

Confira a programação do Festival Prato Firmeza abaixo:

O Prato Firmeza

Com 5 edições impressas, 1 websérie e 1 podcast, o Prato Firmeza – o  Guia Gastronômico das Quebradas de São Paulo, é uma criação da Énois Laboratório de Jornalismo, que impulsiona  a diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo.

Fundada em 2009, a organização já formou mais de 500 jovens de periferias de todo o Brasil, através do projeto Escola de Jornalismo, sendo 40 deles durante o processo de desenvolvimento dos três primeiros volumes do Prato Firmeza.

O objetivo de ampliar as vozes da gastronomia e da cultura periférica levou a Énois  à criação do Guia Metodológico do Prato Firmeza, um passo a passo ilustrado e guiado para a criação do seu próprio projeto de jornalismo cultural independente ou de baixo orçamento.

Além de ser uma forma de mapeamento da gastronomia que não circula nos grandes meios da culinária, o Prato Firmeza se tornou uma referência para empreendedores da gastronomia, fortalecendo o empreendedorismo local e periférico em suas edições.

Essa investigação ultrapassou algumas fronteiras e chegou às favelas do Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria entre data_labe, LabJaca e Énois, o Prato Firmeza ganhará uma edição focada nas favelas de Manguinhos e Jacarezinho, que será lançada em breve.

É possível baixar gratuitamente a última edição do Prato Firmeza, o Prato Firmeza Preto, no site: www.pratofirmeza.com.br

Serviço

Festival Prato Firmeza

Programação: 04/08 (quarta), 05/08 (quinta) e 06/08 (sexta), às 18h, no Canal da Énois no YouTube

Acesso Gratuito

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X