Connect with us

Meio Ambiente

Empreendimentos da Praia da Pipa investem em práticas ambientais

Publicado

Associados do Preserve Pipa são estimulados a adotar ações sustentáveis

Toca da Coruja possui a maior área verde preservada no centro de Pipa | Foto: Divulgação

Um destino verdadeiramente sustentável está sempre alinhado aos atuais e aos futuros impactos na sua região. Ele se apoia em três pilares: o ambiental, o sociocultural e o econômico, abordando as necessidades dos turistas, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais. No Rio Grande do Norte, um destino tem se destacado quando o tema é sustentabilidade: a região da Praia da Pipa, por meio dos empreendedores locais, que estão reunidos no movimento Preserve Pipa (www.preservepipa.com.br).

Energia solar utilizada na Ponta do Madeiro | Foto: Divulgação

Movimento incentiva os seus associados a adotarem práticas sustentáveis, pois entende que o turismo na Pipa só pode continuar existindo, se promovido com moderação e respeito ao meio ambiente e as pessoas do local. “A Pipa é uma região privilegiada pela natureza, que reúne atrativos turísticos sem igual. Nós entendemos que para que esses atrativos continuem existindo, precisamos fazer a nossa parte, como empreendedores sustentáveis da região” afirma Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.

Limpezas periódicas das praias, ações de educação ambiental entre associados da rede hoteleira, turistas e moradores da região, a parceria com o Projeto Tamar de proteção às tartarugas, a valorização da cultura local, por meio do patrocínio a eventos e projetos, a criação da garrafa de água mineral com menos de plástico, são ações desenvolvidas pelo Preserve Pipa, que servem como inspiração para os associados.

O Kilombo Villas apoia o artesanato local e o Mirante da Pipa possui piso permeável feito com garrafas de vidro reaproveitadas | Foto: Divulgação

Todos os membros do Preserve executam alguma atividade em prol da sustentabilidade da Pipa. Como é o caso da Toca da Coruja (@tocadacoruja), que possui a maior área verde preservada no centro de Pipa; do piso permeável feito com garrafas de vidro reaproveitadas do Mirante da Pipa (@mirantedepipa); da energia solar utilizada na Ponta do Madeiro (@hotelpontadomadeiro); da coleta seletiva e do uso de materiais biodegradáveis utilizado pela Pousada Bicho Preguiça (@pousadasbichopreguica), da valorização do artesanato local e apoio a diversos projetos sociais realizados pelo Kilombo Villas (@kilombovillas); e a destinação de resíduos orgânicos para o biodigestor com produção de gás e descarte correto de pilhas, plásticos e vidros feito pela Pousada Xamã (pousadaxama).

Coleta seletiva realizada na Pousada Bicho Preguiça e Biodigestor da Pousada Xamã | Foto: Divulgação

São ações individuais, de cada empreendedor consciente, que, fomentadas pelo Preserve Pipa, estão fortalecendo toda a região e transformando a Pipa em uma referência internacional no que diz respeito a destinos turísticos sustentáveis. Prova disso é o Selo Prata consentido a região pelo Green Destination, uma organização sem fins lucrativos baseada na Holanda, que trabalha para incentivar destinos no mundo todo a se tornarem mais autênticos, socialmente responsáveis, econômica e ambientalmente sustentáveis. 

Além do próprio destino, associados como a Toca da Coruja e a Pousada Xamã também concorrem a premiação central da organização, enquanto que a Primar Orgânica, Primeira fazenda de Aquacultura Orgânica do Brasil, também membro do Preserve, foi agraciada com o Prêmio TOP 100 do Green Destination.

O que é o Preserve Pipa

O movimento Preserve Pipa é uma iniciativa dos integrantes da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau em prol da harmonia entre natureza e empresas locais. Ao todo, são 46 empreendimentos participantes, todos com avaliação acima dos 90% de aprovação entre os clientes. O foco é a qualidade no atendimento, boas instalações e preocupação com a natureza.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X