Connect with us

Esporte

É do RN o primeiro time de futebol vegano das Américas

Publicado

O Futebol potiguar está em alta com os dois principais times fazendo campanhas bem sólidas? Sim, mas tem outro motivo, bem interessante, pra se agregar a isso, que não existe em nenhum outro estado brasileiro: É do RN o primeiro time de futebol vegano das américas, O Laguna Futebol Clube.

O Laguna, criado no último 2 de abril, meu aniversário por coincidência, é uma startup de impacto socioambiental através do entretenimento, com o futebol sendo seu principal produto. “Nosso negócio é futebol, mas o veganismo é um valor inegociável para a empresa”, diz o idealizador do projeto, o ex-jogador e treinador, Gustavo Nabinger. Sobre a escolha do RN para montar o time, ele, que é Gaúcho e vegano, explica que tem uma grande  ligação afetiva com os potiguares pois já jogou por aqui. Outro fator é que existe uma tendência de expansão do veganismo no estado, de acordo com estudo mercadológico.

 O clube que fincar suas raízes em Tibau do Sul. Semana passada estive por lá e aproveitei pra conhecer o campo onde treinam e a sede dos dirigentes e jogadores. A Proposta é evitar alimentos ou produtos de origem animal, das comidas aos itens de limpeza que testam em animais, por exemplo. O fardamento atual foi produzido a partir da reciclagem de garrafas PET e é nessa linha que vão seguir, apesar da dificuldade de encontrar fornecedores no ramo. Os atletas recebem instruções nutricionais sobre a alimentação e também acerca da filosofia, mas não precisam seguir as regras fora da sede.

A grande inspiração do Laguna é o Forest Green Rovers, um pequeno clube inglês que atualmente disputa a 3 divisão no país. O primeiro totalmente vegano da história e referência em sustentabilidade. Assim como o Forest, o Laguna pretende causar impacto com outras ações alinhadas com seus valores: Conectar atletas, entidades e comunidade e desenvolver ações em defesa da causa animal, entre elas.

Minha conversa encerrou porque a diretoria do time estava recebendo a equipe da ONG Pipa Limpa para um treinamento sobre separação de lixo doméstico e o planejamento de ações, como um mutirão de limpeza na Baía dos Golfinhos, que aconteceu no “Dia Mundial da Limpeza”, sábado passado. “Também queremos ser uma equipe fortemente ligada à comunidade e em defesa de valores sociais” disse Gustavo.

Foto: Ulyana Lima

O Clube Laguna, que também é a Primeira Sociedade Anônima do Futebol potiguar, vai estrear em partidas profissionais na quarta (28), contra o Mossoró, pela segunda divisão.

Vou aproveitar o gancho pra citar 3 relatórios recentes que apontam a importância da discussão sobre a REDUÇÃO do consumo de carne:

O Greenpeace mapeou os crescentes impactos da agropecuária na saúde pública, meio ambiente e clima, além da crueldade animal envolvida e publicou um relatório recomendando a redução de 50% no consumo de carne e derivados até 2050: https://www.greenpeace.org/static/planet4-international-stateless/2018/03/698c4c4a-summary_greenpeace-livestock-vision-towards-2050.pdf

O Repórter Brasil publicou em 09 de setembro um relatório sobre como as fraudes e hackers vêm mascarando a origem ilegal da carne na Amazônia, burlando dados sobre gados oriundos de áreas desmatadas: https://reporterbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/09/220902-Monitor-Pecu%C3%A1ria-PT-06.pdf

O Banco mundial acaba de publicar o novo relatório “Roteiro para Ações Climáticas na América Latina e Caribe. A região é responsável por 8% das emissões globais de gases de efeito estufa. O setor agrícola e o desmatamento (também da pecuária) responde por 47% das emissões, ficando bem acima da média global de 19%: https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/38001/Portuguese.pdf

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X