Connect with us

Educação

Direitos sexuais e reprodutivos na América Latina são tema de debate promovido pelo Departamento de Comunicação da UFRN

Publicado

O terceiro dia dos “Encontros dialógicos decoloniais: vidas e vozes que importam” terá participação de importantes pesquisadoras e ativistas pelos direitos das mulheres.

Na próxima sexta-feira, 06/08, das 10h às 12h, será realizado o terceiro encontro do projeto “Encontros Dialógicos Decoloniais: vidas e vozes que importam”, com o tema “Corpos do sul: gênero, direitos sexuais e direitos reprodutivos na América Latina”. As integrantes da mesa são a ativista feminista e licenciada em Ciências Políticas pela Universidad Autónoma de Nayarit (UAN), Dalia Berenice Muñoz Garcia (México); e a cientista social (Unifesp), doutoranda em Antropologia (USP) e integrante do Coletivo Evangélicas pela Igualdade de Gênero e da Rede de Mulheres Negras Evangélicas, Simony dos Anjos (Brasil). A mediação será da jornalista e mestranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFC, Suewellyn Cassimiro.

O debate será realizado virtualmente, pela plataforma Google Meet, cujo endereço de acesso será divulgado exclusivamente por e-mail para os inscritos. O link para as inscrições pode ser solicitado pelo e-mail (encontrosdialogicosufrn@gmail.com) ou realizadas diretamente pelo portal SigEventos do Sigaa (https://abre.ai/encontrosdialogicosdecoloniais).

Os(as) idealizadores(as) e organizadores(as) do evento são docentes e estudantes vinculados aos grupos de pesquisa Amaru (Observatório Latino-Americano de Comunicação, Mídias e Direitos Humanos), projeto de pesquisa do Ecomsul (Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura); DesCom (Epistemologias Subalternas, Epistemologias Não Essencialistas e Comunicação); e CONNAU (Convergência e Narrativas Audiovisuais), com o apoio do Departamento de Comunicação Social da UFRN e de pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN).

Para Suewellyn Cassimiro, mestranda em Comunicação (PPGCOM/UFC) e mediadora do encontro, o debate desta sexta-feira salienta a importância de se pensar os direitos das mulheres latino-americanas, em especial após o recrudescimento das desigualdades no âmbito da pandemia. “Sobretudo neste contexto de crise sanitária global, em que se agudizam a vulnerabilidade das mulheres e a falta de assistência governamental, sobretudo às negras e indígenas, há o aumento da desinformação sobre serviços essenciais de saúde. É imprescindível, por isso, uma articulação nacional e internacional, para que possamos avançar juntas e garantir às mulheres latino-americanas o direito à vida e ao próprio corpo”, explicou a pesquisadora.

ENCONTRO INTERNACIONAL

Nesta sua segunda edição, os Encontros Dialógicos Decoloniais estão sendo realizados em caráter internacional. As mesas serão sempre formadas por um/uma representante brasileiro(a) e por um(a) representante de país da América Latina, entre ativistas, acadêmicos/as, lideranças de movimentos sociais, estudantes e pesquisadores/as.

O objetivo do projeto é contribuir com o processo de enfrentamento das desigualdades e discriminações históricas contra os povos latino-americanos, agravadas pelo atual cenário da pandemia da Covid-19. Visa também ampliar a produção de conhecimento crítico sobre uma América marcada pelo sangue dos corpos negros e indígenas, sobre um conceito de humanidade construído a partir da opressão e exploração das vidas periféricas/do sul do mundo.

Os temas dos próximos encontros são:

13/08 – MOBILIZAÇÕES DE MASSA, POLÍTICA E AS ESQUERDAS NA AMÉRICA LATINA

13/08 – MOVILIZACIONES MASIVAS, POLÍTICAS Y LAS IZQUIERDAS EN AMÉRICA LATINA

20/08 – UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL?

20/08 – ¿ES POSIBLE OTRO MUNDO?

SERVIÇO: ENCONTROS DIALÓGICOS DECOLONIAIS: VIDAS E VOZES QUE IMPORTAMDATA: 06 de agosto de 2021HORÁRIO: 10h-12hTEMA: Corpos do sul: gênero, direitos sexuais e direitos reprodutivos na América LatinaONDE ACESSAR: O link será divulgado aos inscritos por e-mail.MAIS INFORMAÇÕES:encontrosdialogicosufrn@gmail.comProfª. Aline Lucena – aline.lucena@gmail.comProfº Antonino Condorelli – profantoninocondorelli@gmail.comProfª Mônica Mourão – monicamourao@gmail.comProfª Patrícia Paixão – patriciapaixaooliveira@gmail.com
Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X