Connect with us

Saúde

Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia auxilia pessoas a detectarem a doença

Publicado

Pacientes diagnosticados com epilepsia podem voltar a viver bem após controle da patologia

Foto: Banco de Imagens | Cedida pela assessoria

Com o objetivo de conscientizar a população, na próxima terça-feira (26) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, conhecido como “dia roxo”. A data serve para alertar as pessoas sobre a doença e diminuir os estigmas sobre sintomas e tratamento.

A epilepsia acomete o sistema nervoso central, fazendo com que durante um período de tempo, segundos ou minutos, uma parte do cérebro do paciente emita sinais incorretos, o que pode ocasionar as crises, que se manifestam de diversas maneiras, dentre elas, a crise convulsiva.

Existem diversas condições que estão associadas ao surgimento da epilepsia, como lesões cerebrais, tumores, desordens genéticas e infecções, como encefalites e meningites. A patologia pode ser controlada através do uso de medicamentos específicos e, em alguns casos, quando acontece a resistência medicamentosa, são realizados procedimentos cirúrgicos.

De acordo com o neurocirurgião do Hospital Promater, Rivus Arruda, muitos pacientes são diagnosticados de forma tardia, retardando um tratamento que poderia ser mais eficiente quando realizado de forma precoce. Por outro lado, existe a possibilidade do controle através de cirurgias e os resultados têm sido satisfatórios.

Além disso, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores são as possibilidades de controle, ocasionando uma melhor qualidade de vida. “O diagnóstico precoce leva ao tratamento de maneira mais rápida, isso evita estigmas e exclusão social, além de impactar positivamente na qualidade de vida do paciente”, enfatiza o especialista.

Muitas pessoas que possuem a epilepsia controlada voltam a desenvolver suas atividades do cotidiano. Por isso, é fundamental que a partir da primeira crise, o paciente procure atendimento médico e investigue a doença para obtenção do diagnóstico e início do tratamento.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X