Connect with us

Economia

Dia Livre de Impostos: um dia com ações voltadas para conscientizar as pessoas sobre o sistema tributário do país

Publicado

Imagem: Divulgação | CDL Jovem

A 14° edição do dia livre de impostos, o DLI, mobiliza em todo o Brasil mais de 800 lojas em mais de 150 cidades que aderiram ao manifesto online. O objetivo é conscientizar a população e sensibilizar as autoridades sobre a necessidade de reformas nas altas taxas da carga tributária do país.

O Brasil é o 14º que mais arrecada imposto em um ranking de 30 países e está na última posição como o país que melhor retorna o dinheiro para a população. Nacionalmente e em Natal, devido ao isolamento por causa do novo coronavírus, a ação acontece de forma online, com descontos de até 70% para o consumidor nos produtos de lojas do setor varejista.

 A ação é coordenada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas – CNDL e no estado pela CDL Jovem e envolve segmentos variados do varejo que participam da ação, como supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias e restaurantes.

Para o economista Robespierre do Ó, a manifestação realizada pelas entidades do comércio é interessante para mostrar a sociedade o quanto ela está pagando. “Observa-se no Brasil um desequilíbrio, quem ganha mais paga menos e quem ganha menos paga mais imposto, por isso é necessária uma reforma tributária para que essa forma de cobrar imposto mude”, explica.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, o brasileiro passa quase metade do ano trabalhando para pagar imposto e só a partir de junho começa usufruir do seu dinheiro.

Segundo o secretário adjunto da Secretária Estadual de Tributação, a SET-RN, Álvaro Bezerra, o dinheiro dos impostos retornam para a população em investimentos na saúde , educação , desenvolvimento social e segurança e é possível fiscalizar como esses gastos estão sendo direcionados aos serviços essenciais por meio dos portais de transparência e que também é dever do consumidor exigir a nota fiscal. Para acessar os produtos com descontos, clique nos sites abaixo, lembrando que é apenas hoje.

www.dialivredeimpostos.com.br

www.cdljovemnatal.com.br

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X