Connect with us

Saúde

Dia do Nutricionista: data acende alerta sobre distúrbios do peso

Publicado

Obesidade deve atingir quase 30% dos adultos brasileiros até 2030; nutricionista é o profissional habilitado para incentivar bons hábitos alimentares

Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (31) é celebrado o Dia do Nutricionista, profissional habilitado e destinado a trabalhar com questões ligadas à alimentação para promoção de hábitos saudáveis. A data foi instituída em 1949 pela Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), tendo como um de seus objetivos conscientizar a população sobre a importância da profissão na conquista da qualidade de vida. 

A nutricionista e docente da Estácio, Juliana Ricarte, destaca que nos últimos anos a sociedade tem vivido um processo de transição nutricional e, consequentemente, é possível perceber o aumento na incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade. “Nesse contexto, o alimento tem papel importantíssimo para proteger a nossa saúde”, defende.

Dados do Atlas Mundial da Obesidade 2022 projetam que a patologia deve atingir quase 30% da população adulta do Brasil em 2030. Em todo o mundo, o número chegará a um bilhão de pessoas, o que representa 17,5% de toda a população adulta. O levantamento também prevê que uma a cada cinco mulheres e um a cada sete homens estarão obesos daqui a oito anos. Segundo a Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation), o Brasil já está entre os 11 países onde vivem a metade das mulheres com obesidade.

“Dessa forma, é de extrema necessidade abordar sobre o assunto para que, cada vez mais, as pessoas tenham consciência para se alimentar de forma correta e saudável. A obesidade é um fator de risco para várias outras doenças como câncer, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e cerebrovasculares, apneia do sono e diabetes, que são apenas alguns exemplos dessa extensa lista”, adverte Juliana Ricarte.

Diante de tantas patologias, o cuidado com a alimentação é importante para prevenção, mas é crucial ressaltar que o único profissional habilitado a prescrever dietas é o nutricionista, de forma autônoma e determinada pelo seu código de ética profissional.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X