Connect with us

Gastronomia

Conheça o podcast LabNutrir

Publicado

Representantes do Laboratório Horta Comunitária Nutrir, da UFRN, produzem de casa um podcast todo especial sobre saúde.

Imagem: LabNutrir | UFRN

A ideia veio da estudante de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Carla Yasmin e desde abril deste ano, o podcast traz para discussão temas relacionados a nossa saúde, alimentação, agricultura familiar, entre outros conteúdos que passou a produzir nesse formato, pensando na qualidade de vida das pessoas. Carla, faz parte do LabNutrir e também apresenta o podcast. Para ela, o conhecimento científico trabalhado na UFRN é passado no podcast, de maneira simples, de modo a conectar a Universidade à comunidade.

Thiago Perez, um dos coordenadores e professor do Labnutrir, explica que a intenção era construir com os alunos do laboratório, algo pudesse se adaptar a essa nova realidade da quarentena, devido à pandemia do novo Coronavírus. Após algumas sugestões dos alunos, ficou claro que não tem como escapar desse mundo das novas tecnologias da informação e de comunicação e que um podcast, realizado pelos alunos, cada um em sua casa, claro, seria útil para levar conhecimento a sociedade.

Foto: Arquivo | LabNutrir/UFRN

“Esperamos que as informações contribuam tanto na interação com o ouvinte, quanto com a própria repercussão que vai surgindo e que colabore para o conhecimento das pessoas”, conta Thiago.

Nos episódios do podcast,são apresentados temas como a cegueira botânica e sua influência na qualidade das dietas, a necessidade do fortalecimento de políticas públicas para garantir segurança alimentar e nutricional, além da importância dos polinizadores e da agricultura familiar, tão essenciais para garantir comida a população.

LabNutrir em 2019. Foto de Elias Jacob

“Ao conectar essas informações, é possível refletir sobre a necessidade de uma boa governança e de como nossas escolhas alimentares podem influenciar de maneira positiva ou negativa no contexto socioeconômico e ambiental”, enfatiza Yasmin.

Se você ficou curioso e interessado em acompanhar o podcast é só buscar por labnutrir no spotify, na deezer, no sondcloud ou no site http://nutrir.com.vc/. Para ficar sempre atualizado de novos episódios do podcast e saber mais sobre o Labnutir, siga o Instagram @nutrirhorta.

O Projeto

Criado por um mutirão de alunos e professores desde 2017, o projeto Horta Comunitária Nutrir, o primeiro laboratório a céu aberto do Brasil dentro da UFRN, busca inovar na formação de profissionais de nutrição preparados para entregar serviços úteis à comunidade e  preza também, por  trazer os temas de saúde  mental , saúde humana para a sociedade. 

Reconhecido pela ONU em março de 2018, o espaço, comporta mais de 100 plantas representativas da biodiversidade brasileira e conta com a coordenação de cinco professores das áreas de Nutrição, Ecologia e Ciências Agrárias, três servidores técnicos e 15 alunos do curso de Nutrição que auxiliam na gestão do local. O laboratório ainda possui aproximadamente 30 pessoas voluntárias no projeto que se responsabilizam por um dos canteiros do espaço.

Assim como a UFRN, em suas atividades, engloba o ensino, a pesquisa e a extensão. Na extensão, o LabNutrir abre  seu espaço para  a comunidade externa, que tem a oportunidade de participar dos mutirões mensais do projeto e além  disso,  leva seu conhecimento para as escolas dentro da região metropolitana de Natal, que envolve a implantação de hortas escolares e com isso espera contribuir  para construção  de um futuro mais sustentável .

Parte da equipe Nutrir, 2019 – Foto: Arquivo | LabNutrir/UFRN
Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X