Connect with us

Saúde

Carnaval com saúde: especialistas orientam sobre alimentação correta e preparação física para curtir bloquinhos com energia

Publicado

Cuidados devem andar lado a lado com a diversão para que não aconteçam contratempos que podem ser prejudiciais à saúde

Foto: Pexels

Quatro dias de muita folia. Isso é o que acontece com a chegada do Carnaval, uma das festividades mais aproveitadas pelos brasileiros. Entretanto, começando neste sábado (10) até a Quarta-feira de Cinzas (14), os cuidados devem andar lado a lado com a diversão para que não aconteçam contratempos que podem ser prejudiciais à saúde do folião. 

Para isso, é necessário se preparar bem para a festa, começando pela alimentação. Rodrigo Rüegg, docente do curso de Nutrição da faculdade Estácio, compartilha algumas orientações para antes e durante as festas. Um café da manhã reforçado com carboidrato (pão, cuscuz, tapioca), proteínas como frango e atum; e frutas ricas em água, como melancia e melão, são boas escolhas para começar o dia. 

Para manter a hidratação, a ingestão de água deve ser priorizada e intercalada com as bebidas alcóolicas, na proporção de um copo de água para dois de bebida. Durante a folia, mix de castanhas, pipoca e até um smoothie de frutas em garrafa térmica fornecem nutrientes essenciais para aguentar o ritmo da festa com alegria. 

“Lembrando sempre que cada pessoa é única, e as necessidades nutricionais podem variar. Se houver alguma condição de saúde específica, é recomendável buscar a orientação de um profissional de saúde ou nutricionista para adaptações personalizadas”, reforça o nutricionista. 

Junto com a alimentação, a preparação física deve ser também priorizada. A docente do curso de Educação Física da Estácio, Juliana Osório, alerta para as possibilidades de lesões com os dias intensos de curtição, e aconselha fazer alongamento e exercícios para fortalecer os músculos e aumentar a resistência antes de pular nos bloquinhos.

“A falta de preparo físico pode comprometer a saúde e ocasionar lesões. É importante respeitar os limites do corpo. Os abusos causam aumento da fadiga que pode levar à baixa da imunidade, irritabilidade, mau humor e desidratação, sensações que não combinam com esse momento de alegria e divertimento” finaliza, lembrando que, ao sentir sintomas mais intensos, deve-se procurar atendimento médico.

O uso de calçados confortáveis e adequados para caminhadas longas também não pode ser deixado de lado. “Isso proporcionará suporte aos pés e ajudará a evitar desconfortos durante a jornada carnavalesca”, diz Juliana.

E após o período de folia? O corpo pode sentir as consequências de quatro dias de festa. Assim, o profissional de Nutrição orienta: “dê ao seu corpo o descanso necessário e priorize boas noites de sono para ajudar na sua recuperação física e mental, depois é só retornar aos hábitos equilibrados, de preferência com o suporte de um nutricionista e um profissional de Educação Física de confiança, sem acreditar em promessas milagrosas com superalimentos, dietas mirabolantes e treinos intensivos para recuperar o que foi perdido no Carnaval”.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X