Connect with us

Saúde

Campanha Janeiro Branco tem início nesta sexta (15) na UFRN

Publicado

Este ano as atividades em alusão aos cuidados com Saúde Mental ocorrerão por meio de lives e exibição de vídeos no Instagram

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) dá início nesta sexta-feira (15) às ações da campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para as questões relacionadas à Saúde Mental. O evento adotou o mês de janeiro como marco para o início das atividades (confira a programação no final da matéria), mas as ações se estendem durante todo o ano. A campanha tem como tema o slogan “Quem cuida da mente cuida da vida” e em 2021, por causa da pandemia, vai contar com a exibição de vídeos e lives no Instagram (@janeirobranconaufrn).

“Nossa intenção é mobilizar, conscientizar e provocar a necessidade de conversar sobre questões relacionadas à Saúde Mental. Quando há algum problema físico, algo que podemos visualizar no nosso corpo, nós costumamos cuidar e tratar. Mas sempre há negligência quando o assunto é Saúde Mental, seja por quem está sofrendo, seja pelos órgãos que atendem às pessoas com algum tipo de transtorno”, alerta a coordenadora da campanha na UFRN, a psicóloga Anuska Alencar.

A psicóloga também chama atenção para o momento atual. De acordo com ela, a crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus pode ajudar a desencadear alguns transtornos. E os motivos, segundo Anuska, são diversos.

“Algumas pessoas estão bem temerosas, preocupadas com a própria saúde e a saúde dos outros; tem aqueles que foram afetados por problemas ligados ao trabalho; há quem agora precisa dividir espaço por mais tempo com demais membros da família, o que gera alguns atritos; e há também aqueles que estão em isolamento, sem contato com as pessoas com as quais possui mais afinidade. Todos esses cenários podem trazer alguma questão à tona. Por isso é tão necessário falar sobre Saúde Mental nesse momento”.

A campanha

A campanha Janeiro Branco foi criada no Brasil em 2013 e chegou à UFRN no ano seguinte. O mês de janeiro foi escolhido para o início das atividades porque é comum que neste período as pessoas reflitam sobre a vida, os planos e os sonhos para o ano novo. A opção pela cor branca tem a ver com a junção de todas as demais. O branco é um espectro de cores onde é possível “jogar” todas as outras para colorir a vida à nossa maneira. O branco remete à ideia de que, para ter Saúde Mental, o indivíduo precisa estar em harmonia com todas as áreas da vida e que é possível pintá-la de uma forma diferente.

Na UFRN as ações da campanha são promovidas pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) pela Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) e pelo Instituto do Envelhecer (IEN). A programação se dividirá entre a exibição de lives e vídeos no Instagram. Os vídeos trarão comentários e explicações sobre a campanha, oficinas de arte e hábitos de estudo, com publicações a partir desta sexta (15). As lives irão abranger temas como “redução de danos”, “manejo das emoções”, “saúde mental no trabalho”, “mulher e a saúde mental”. A programação segue até o dia 31 de janeiro, mas as ações de cuidado à Saúde Mental acontecem durante todo o ano.

Confira a seguir a programação da campanha para este mês de janeiro:

Vídeos Os vídeos serão publicados inicialmente no perfil do projeto no Instagram (@janeirobranconaufrn) e poderão ser repostados em outros perfis.

15/01/2021 – Sexta-feira

Tema – Vídeo explicativo sobre a campanha

Expositor: Felipe de Oliveira Ramos

22/01/2021 – Sábado

Tema – Arte de cuidar da mente

Expositores: Donália Cândida Nobre e Mariane Araújo Dantas

29/01/2021 – Sexta-feira

Tema – Reaprendendo a aprender: criação de novos hábitos de estudo

Expositora: Gabriela da Silva Andrade

Lives

Todas as lives serão realizadas pelo Instagram do projeto. Segundo a organização da campanha, é provável que as datas de algumas lives sejam alteradas para se adequar à disponibilidade dos palestrantes.

20/01/2021 – Quarta-feira

Hora: 18h30

Tema – Mulheres e situações de violência sexual, acesso a abortamento previsto em lei.

Explanadora: Mariana Hasse

Mediadora: Melina Séfora Souza Rebouças

21/01/2021 – Quinta-feira

Hora: 18h

Tema – Saúde Mental do trabalhador. Isso importa?

Expositora: Shirley Magnólia B. Câmara

Debatedor: Felipe de Oliveira Ramos

26/01/2021 – Terça-feira

Hora: 16h

Tema – Como viver uma vida plena experimentando toda uma gama de emoções?

Explanadoras: Simone Lopes e Priscila Bezerril

27/01/2021 – Quarta-feira

Hora: 18h

Tema – Impacto da política de saúde mental na prática da redução de danos

Explanadora: Fernanda Nogueira Camps Rizzi

Debatedor: Bruno Carvalho Pereira

31/01/2021 – Domingo

Tema – Criatividade e saúde mental: oficina de mandalas

Explanadora: Daiane Golbert

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X