Esporte
América abre returno com goleada e consolida boa fase
Vitória por 4 a 1 sobre o Atlético de Cajazeiras praticamente garante o Mecão no mata-mata
O América teve vida tranquila na 8a rodada da Série D de 2020. Jogando em casa, na Arena das Dunas, o Alvirrubro não precisou suar tanto para garantir os três pontos contra o lanterna do grupo 3, o Atlético de Cajazeiras, e acabou goleando no segundo tempo, após ter empatado a primeira etapa. Dione, Elias e Augusto (2x) marcaram para o América, enquanto Diogo Peixoto foi o solitário marcador do Trovão Azul.
Tendo se enfrentado há pouquíssimo tempo (pouco mais de 72 horas), tanto América quanto Atlético estavam bem familiarizados com o estilo de jogo de cada um, e sabendo da fragilidade do seu adversário, o América começou pressionando em busca de um gol logo no primeiro tempo, como havia conseguido no jogo anterior, e achou.
Aos 15 minutos, Dione bateu falta que ele mesmo sofreu no ângulo do goleiro Remerson para abrir o placar. Gol importante para um jogador que busca recuperar importância no elenco do América, e tinha a complicada missão de substituir o melhor jogador do Alvirrubro, Rondinelly, na noite de ontem.
Com a vantagem, o América diminuiu o ritmo do jogo e tentou sentar no resultado, mas Vitor Paiva não permitiu que isso acontecesse. No último lance do primeiro tempo, Brand recuou para o goleiro Alvirrubro, que se enrolou com a bola e deu um presente para o atacante rival, Diogo Peixoto, que se deu melhor na dividida e empatou a partida.
A falha do goleiro do Dragão acabou forçando a sua equipe a buscar um placar favorável na segunda etapa, que começou bem equilibrada. Porém, aos 15 minutos, o América pôde contar a ajuda de Jean Santos, o jogador do Atlético de Cajazeiras tinha sido amarelado no começo do segundo tempo e aos 14 minutos tomou o segundo cartão por dar um pisão em Romarinho.
Com um jogador a mais, Paulinho Kobayashi, que já havia colocado Elias no lugar de Anderson Paraíba, fez outras duas alterações e tirou Dione e Renan Luís para dar lugar a André Krobel e Carlos Renato. As mudanças deram amplitude e velocidade ao Alvirrubro que, num intervalo de cinco minutos, matou o jogo.
Aos 25, Wallace Pernambucano se movimentou bem e abriu para Everton Silva, que cruzou para Elias marcar o 2 a 1. Aos 30 minutos foi a vez de Augusto receber boa bola cruzada da esquerda por Carlos Renato e marcar o gol da tranquilidade americana. O camisa 7 ainda marcou nos acréscimos para fechar o placar.
Com a goleada, o América se mantém na liderança do grupo 3, já que o Floresta empatou com o Salgueiro. O Alvirrubro tem 17 pontos e um saldo de 10 gols. Além disso, o Dragão agora tem oito pontos de vantagem em relação ao primeiro time fora da zona de classificação, o Afogados, o que praticamente o garante na próxima fase da competição.
O América volta a campo às 15h da próxima terça-feira, 27, no Junco, contra o Guarany de Sobral.