Saúde
Campanha Janeiro Branco tem início nesta sexta (15) na UFRN
Este ano as atividades em alusão aos cuidados com Saúde Mental ocorrerão por meio de lives e exibição de vídeos no Instagram
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) dá início nesta sexta-feira (15) às ações da campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para as questões relacionadas à Saúde Mental. O evento adotou o mês de janeiro como marco para o início das atividades (confira a programação no final da matéria), mas as ações se estendem durante todo o ano. A campanha tem como tema o slogan “Quem cuida da mente cuida da vida” e em 2021, por causa da pandemia, vai contar com a exibição de vídeos e lives no Instagram (@janeirobranconaufrn).
“Nossa intenção é mobilizar, conscientizar e provocar a necessidade de conversar sobre questões relacionadas à Saúde Mental. Quando há algum problema físico, algo que podemos visualizar no nosso corpo, nós costumamos cuidar e tratar. Mas sempre há negligência quando o assunto é Saúde Mental, seja por quem está sofrendo, seja pelos órgãos que atendem às pessoas com algum tipo de transtorno”, alerta a coordenadora da campanha na UFRN, a psicóloga Anuska Alencar.
A psicóloga também chama atenção para o momento atual. De acordo com ela, a crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus pode ajudar a desencadear alguns transtornos. E os motivos, segundo Anuska, são diversos.
“Algumas pessoas estão bem temerosas, preocupadas com a própria saúde e a saúde dos outros; tem aqueles que foram afetados por problemas ligados ao trabalho; há quem agora precisa dividir espaço por mais tempo com demais membros da família, o que gera alguns atritos; e há também aqueles que estão em isolamento, sem contato com as pessoas com as quais possui mais afinidade. Todos esses cenários podem trazer alguma questão à tona. Por isso é tão necessário falar sobre Saúde Mental nesse momento”.
A campanha
A campanha Janeiro Branco foi criada no Brasil em 2013 e chegou à UFRN no ano seguinte. O mês de janeiro foi escolhido para o início das atividades porque é comum que neste período as pessoas reflitam sobre a vida, os planos e os sonhos para o ano novo. A opção pela cor branca tem a ver com a junção de todas as demais. O branco é um espectro de cores onde é possível “jogar” todas as outras para colorir a vida à nossa maneira. O branco remete à ideia de que, para ter Saúde Mental, o indivíduo precisa estar em harmonia com todas as áreas da vida e que é possível pintá-la de uma forma diferente.
Na UFRN as ações da campanha são promovidas pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) pela Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) e pelo Instituto do Envelhecer (IEN). A programação se dividirá entre a exibição de lives e vídeos no Instagram. Os vídeos trarão comentários e explicações sobre a campanha, oficinas de arte e hábitos de estudo, com publicações a partir desta sexta (15). As lives irão abranger temas como “redução de danos”, “manejo das emoções”, “saúde mental no trabalho”, “mulher e a saúde mental”. A programação segue até o dia 31 de janeiro, mas as ações de cuidado à Saúde Mental acontecem durante todo o ano.
Confira a seguir a programação da campanha para este mês de janeiro:
Vídeos Os vídeos serão publicados inicialmente no perfil do projeto no Instagram (@janeirobranconaufrn) e poderão ser repostados em outros perfis.
15/01/2021 – Sexta-feira
Tema – Vídeo explicativo sobre a campanha
Expositor: Felipe de Oliveira Ramos
22/01/2021 – Sábado
Tema – Arte de cuidar da mente
Expositores: Donália Cândida Nobre e Mariane Araújo Dantas
29/01/2021 – Sexta-feira
Tema – Reaprendendo a aprender: criação de novos hábitos de estudo
Expositora: Gabriela da Silva Andrade
Lives
Todas as lives serão realizadas pelo Instagram do projeto. Segundo a organização da campanha, é provável que as datas de algumas lives sejam alteradas para se adequar à disponibilidade dos palestrantes.
20/01/2021 – Quarta-feira
Hora: 18h30
Tema – Mulheres e situações de violência sexual, acesso a abortamento previsto em lei.
Explanadora: Mariana Hasse
Mediadora: Melina Séfora Souza Rebouças
21/01/2021 – Quinta-feira
Hora: 18h
Tema – Saúde Mental do trabalhador. Isso importa?
Expositora: Shirley Magnólia B. Câmara
Debatedor: Felipe de Oliveira Ramos
26/01/2021 – Terça-feira
Hora: 16h
Tema – Como viver uma vida plena experimentando toda uma gama de emoções?
Explanadoras: Simone Lopes e Priscila Bezerril
27/01/2021 – Quarta-feira
Hora: 18h
Tema – Impacto da política de saúde mental na prática da redução de danos
Explanadora: Fernanda Nogueira Camps Rizzi
Debatedor: Bruno Carvalho Pereira
31/01/2021 – Domingo
Tema – Criatividade e saúde mental: oficina de mandalas
Explanadora: Daiane Golbert