Entretenimento
Uma semana de Wrapped Spotify 2023: ranking de artistas e sons mais ouvidos refletem o gosto musical dos jovens?
Hoje completa uma semana que o Spotify, famoso serviço de streaming de áudio, disponibilizou o 2023 Wrapped. Foi na última quinta-feira, 29, que os usuários da plataforma tiveram acesso a um ranking personalizado dos conteúdos mais ouvidos ao longo do ano, incluindo artistas, músicas e ritmos.
Muitos ficaram satisfeitos com os resultados. Outros, nem tanto. Nas redes sociais, diversos internautas compartilharam memes referentes à situação.
Uma pesquisa realizada pela Mongan Stanley, divulgada pela Billboard em 2021, indica que “os jovens entre 18 e 29 anos são os que mais passam tempo ouvindo música no Spotify, sendo que contabilizou 21% dos consumidores, enquanto que outras faixas incluem quem assiste YouTube, com 17%, ouvem rádio, com 14% e são assinantes da SiriusXM, rádio via satélite com 6%”.
Mas como foi a experiência dos jovens com o 2023 Spotify Wrapped? Será que eles se identificaram com os resultados? Os painéis personalizados, de fato, são condizentes com a realidade de seus gostos musicais?
Maria Luísa Machado é 100% fã da loirinha
Hoje completa uma semana que o Spotify, famoso serviço de streaming de áudio, disponibilizou o 2023 Wrapped. Foi na última quinta-feira, 29, que os usuários da plataforma tiveram acesso a um ranking personalizado dos conteúdos mais ouvidos ao longo do ano, incluindo artistas, músicas e ritmos.
Muitos ficaram satisfeitos com os resultados. Outros, nem tanto. Nas redes sociais, diversos internautas compartilharam memes referentes à situação.
O sangue swifter corre nas veias de Maria Luísa Lessa Machado. A jovem de 21 anos teve a cantora Taylor Swift como artista #1 em seu ranking personalizado. A lista segue com Olivia Rodrigo, Joshua Basset, Daisy Jones e The Six e Matuê, nessa ordem.
As músicas mais ouvidas por Maria Luísa foram:
1. Vampire (Olivia Rodrigo)
2. Kill Bill (Sza)
3. Get Him Back! (Olivia Rodrigo)
4. She Said He Said She Said (Joshua Bassett)
5. Is There Someone Else? (The Weeknd)
Para ela, a retrospectiva foi condizente com seu gosto musical, salvo algumas ressalvas.
“Eu tiraria Matuê, porque eu realmente ouvi bastante esse ano, mas não tá lista dos meus favoritos. Acho que The Weeknd ou Chase Atlantic tomariam esse posto, que eu sei que também escutei bastante esse ano. E as músicas eu escutei muito o ano inteiro, então eu acho que foi confiável dessa vez, porque tem vez que eu não acho muito coerente”.
Maria Luísa destaca o seu top 3 cantores mais ouvidos (Taylor Swift, Olivia Rodrigo e Joshua Basset) como os preferidos para além da plataforma de streaming.
“Os meus três primeiros cantores da lista são os meus cantores favoritos da vida. Faz uns dois ou três anos já”.”
Ela conta que não utiliza só o Spotify para ouvir suas músicas favoritas.
“Geralmente, uso mais o Spotify. Mas, às vezes eu gosto de usar o Youtube. Quando eu tô no computador, acho mais fácil abrir o Youtube. Eu gosto porque acho que ele tem umas versões que o Spotify não tem. Por exemplo, alguns remixes e speed ups. Só não escuto mais no YouTube por conta dos anúncios, porque o meu Spotify é premium, então é tranquilo de ouvir.”
Arthur Beserra adora The Radio Dept
Já Arthur Beserra tem 24 anos. Seus artistas e bandas mais ouvidos foram: #1 The Radio Dept; #2 alt-J; #3 Alice In Chains; #4 Mitski; #5 Matt Maltese.
A lista faz jus aos seus artistas favoritos: The Radio Dept, alt-J, Gunship, Mitsuki, Alice In Chains.
A maioria das suas músicas mais ouvidas também correspondem com os cantores cujas vozes dominaram seus ouvidos ao longo do ano: I Wanted You to Feel the Same, de The Radio Dept; Nutshell – Unplubgged, de Alice In Chains; Everyone Adores You (at least Ido), de EKKSTACY; e Heaven’s On Fire, de The Radio Dept.
Ele não conseguiu definir suas cinco músicas favoritas num âmbito geral, mas indicou Wish You Were Here, do Pink Floyd, e À Pé, de A Banda Mais Bonita da Cidade, como algumas produções que entrariam para o ranking.
Para Arthur, a retrospectiva “encapsulou bem” o que gosta de ouvir, embora haja algumas contestações. “Algumas músicas escutei bem mais do que as 24 vezes que essa primeira”, afirmou.
Além do Spotify, o jovem conta que também utiliza o YouTube para ouvir músicas, e ressalta uma maior variedade de opções por parte do site de vídeos no que diz respeito ao modo de ouvir os sons.
“Ele permite remixes, versões aceleradas e lentas de músicas. Permite remixes da comunidade em geral, e se caso uma música for removida, terá várias outras, enquanto no Spotify é muito mais difícil encontrar qualquer coisa que não seja oficial do artista.”
A eternidade de Charlie Brown Jr. ecoa nos ouvidos de Fernando Azevêdo
O cantor Charlie Brown Jr. liderou o pódio de Fernando Azevêdo, de 22 anos. O ranking de sua retrospectiva é acompanhado por The Smiths, The Beatles, John Travolta e Calcinha Preta.
No entanto, seus cantores e bandas favoritos são: Banda Grafith, Charlie Brown Jr., Calcinha Preta, Catedral e Mickey and Sylvia.
“Eu concordo com o Spotify porque acabei não ouvindo muito nele, mas esses são alguns dos meus artistas favoritos. John Travolta, no caso, é por causa do filme ‘Grease’. Amo a trilha sonora desse filme, meu segundo favorito. […] Só não foi mais representativo porque a plataforma não tem músicas antigas da minha banda favorita, a Banda Grafith. Charlie Brown Jr. estar na primeira posição foi ótimo. É minha banda de rock favorita.”
Os sons que dominaram a lista dos mais escutados foram:
1. Meu Amigo Locutor (Júlio Nascimento)
2. Summer Nights (Grease)
3. Jersey Boys Medley (Atlantic City Boys)
4. We Go Together (Grease)
5. Uma Criança Com Seu Olhar (Charlie Brown Jr.)
No entanto, as melodias que compõem o coração do jovem são outras, com exceção de Meu Amigo Locutor.
Love is Strange (Mickey and Sylvia), Proibida Pra Mim (Charlie Brown Jr), Vem Ver a Calcinha Preta (Calcinha Preta) e Lass Mich Nie Mehr Los (Sportfreunde Stiller) são músicas citadas por ele como favoritas da vida.
Fernando salienta os meios pelos quais costuma ouvir músicas.
“Ouço diariamente no YouTube e no celular, porque baixo minhas músicas favoritas do período. Quando enjoo, excluo, baixo as novas. De streaming, só uso Spotify mesmo.”
Kleber Vinícius curte o bom e velho Beatles
Kleber Vinícius teve seu repertório dominado pelo som de The Beatles. A clássica banda surgiu em 1957, ainda como The Quarrymen, mas ainda faz sucesso mundialmente, e está no topo da mais tocada no Spotify do jovem de 21 anos. Homer, EXO, Remi Wolf e Steve Lacy complementam a lista.
Já as músicas mais tocadas, de acordo com Spotify, foram:
1. Someone Like You (Homer)
2. Regret it (EXO)
3. Jump the Turnstile (TV Girl)
4. Basement Jack (Steve Lacy)
5. Duda (Gabriel Farias)
Considerando seus artistas favoritos, o Spotify espelhou bem a realidade. Os artistas e bandas mencionados por Kleber foram: PinkPantheress, The Beatles, Homer, Remi Wolf e Steve Lacy.
No entanto, as músicas preferidas do jovem são: Picture in my Mind, de PinkPantheress; Bury Me (feat. Kelela), de PinkPantheress; Loving Machine, de TV Girl; Washing Machine Heart, de Mitski; e Rain, de Bôa.
Para ele, o Spotify “acertou boa parte, mas não 100%”.
Kleber também escuta músicas pelo YouTube. “Por lá, apesar de também poder encontrar o que eu já escuto no Spotify, eu escuto mais músicas com remix, o que é bem difícil ter no Spotify, já que é algo feito por fãs, ou seja, pela comunidade daquele artista. Não é algo que a plataforma do Spotify aceite, o que é compreensível, porém chato”.
Assim como um espelho, o Spotify não reflete o todo
O serviço de streaming de áudio Spotify reflete o gosto musical dos jovens, mas não totalmente. Ao olharmos no espelho, vemos nosso reflexo, assim como o das coisas que estão do nosso lado ou no alcance das “vistas” do objeto. Mas, em um ângulo específico, ele não reflete o que está atrás de nós ou em outros cômodos da casa.
A maior variedade de modos com que se pode ouvir músicas, contando com os speed ups e os remixes, possibilitados por outros sites como o YouTube, são alguns dos fatores citados pelos jovens, que os fazem buscar outras fontes de ouvir suas melodias. Esse aspecto se inclui em suas apreciações musicais, mas não é captado pelo Spotify.
Além disso, os momentos não contemplam uma vida inteira em sua magnitude. Alguns interesses podem ser efêmeros e, ainda assim, são uma experiência válida, mas não definem toda a trajetória individual, e isso abrange os sons que mais vibram no coração de cada ouvinte.