Connect with us

Educação

O papel do profissional da Biologia na Sociedade

Publicado

Biólogo na floresta – Reprodução da Internet

Se a biologia é a ciência que estuda ‘a vida’, o biólogo ou bióloga é o(a) cientista responsável por realizar esse estudo. O pontapé inicial para começar a fazer girar a engrenagem é a curiosidade: sobre as formas de vida, as relações entre elas, suas implicações, a evolução… tudo que está relacionado à vida, até mesmo a morte, é importante para compreendê-la. É um verdadeiro desafio, tamanha é a complexidade da natureza.

É importante mencionar que apesar de haver um pré conceito equivocado vigorante no senso comum, tanto o(a) bacharel quanto o(a) licenciado(a) são biólogos. Ambos usam o ‘método científico’ para realizar suas pesquisas, ou seja, um conjunto de procedimentos padrão com o objetivo de dar explicações sobre aquilo que é “objeto” de estudo.

Alguns podem até desdenhar, mas o papel do biólogo na nossa sociedade é um dos mais importantes, tão importante quanto o do médico ou outra profissão preferida pelo senso comum. Crescemos aprendendo na escola questões como preservação da natureza, reciclagem de lixo, economia de água, tratamento de água e esgoto, ciclos biogeoquímicos, sobre prevenção e tratamento de doenças etc., mas vai muito além disso.

Dependemos do equilíbrio da natureza para sobreviver a longo prazo, e o profissional de biologia é responsável por desenvolver a consciência diante da lógica capitalista do consumo exagerado.

Recentemente a ONG Global Footprint Network revelou dados que alertaram para o consumo de recursos no planeta, que são calculados desde a década de 70: desde 1° de agosto deste ano estamos consumindo mais do que o planeta pode repor de recursos renováveis. Isso vem acontecendo cada vez mais cedo, e desta vez quebramos o recorde.

Paralelamente, as pesquisas em biologia ajudam a desenvolver produtos diversos tais como detergentes, medicamentos, descobrir curas para doenças, pesquisar o controle de pragas, desenvolver vacinas, soros, cosméticos, aparelhos médicos, programas estatísticos, elaborar Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) baseados em leis ambientais etc. Tudo isso a partir de pesquisas em mais de 50 áreas, várias em comum com outras áreas tais como engenharia, medicina, economia, direito, ecologia, psicologia etc.

Em tempos como o que vivemos, especialmente no nosso país, é fundamental contar com o trabalho dos biólogos, muitas vezes desvalorizado; Até o momento em que nos sentimos ameaçados, seja por desastres ambientais, falta de comida, doenças, e, finalmente lembramos dele.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X