Cultura
Nuvem de Pássaros: grupo Movidos Dança apresenta em Festival da Funarte nesta quarta, 10
Evento acontece no formato virtual e promete emocionar com a dança e os corpos diversos, que juntos constroem o movimento dos pássaros
Nesta quarta-feira, 10, às 20h, o grupo potiguar de dança contemporânea Movidos apresenta o vídeodança Nuvem de Pássaros, no 2º Prêmio Festival Funarte Acessibilidança 2021. A exibição será realizada por meio do canal do Youtube da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e integra a programação oficial do Festival junto a outros grupos de dança do país.
Com sede em Natal, o Movidos Dança tem promovido, desde 2018, uma nova perspectiva para a dança, a partir da investigação da identidade de corpos diversificados, sem padrões estéticos tradicionais. Composto por pessoas com e sem deficiência, o grupo teve o projeto audiovisual contemplado pelo Edital Dança Acessível – Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2021.
Dirigido por Anderson Leão, o espetáculo Nuvem de Pássaros é uma obra coreográfica inspirada no movimento da migração dos pássaros e baseada na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar climas e ameaças diversas. O coreógrafo e diretor tem mais de 20 anos de experiência em dança contemporânea e conta com cinco bailarinos e uma equipe artística que envolve bailarinos(as)/interpretes, figurinista, diretor de fotografia e produção.
O vídeodança tem direção de fotografia, edição e montagem de André Rosa e conta com audiodescrição por Thiago Cerejera e May Barreto.
“A obra Nuvem de Pássaros teve sua primeira montagem na cidade de San José, na Costa Rica, junto ao grupo Ya Danza. Para a montagem em Natal, a equipe trouxe para a cena indivíduos que contribuem com suas movimentações e características singulares, criando mecanismos próprios para se unirem nessa grande revoada coletiva, mantendo uma abordagem artística que explora a dicotomia entre individualidade e coletividade”, explica Anderson Leão.
Sobre o Festival
Com o objetivo de promover a inclusão, a acessibilidade e democratizar a dança no país, o 2º Festival Acessibilidança Virtual, promovido pela Funarte, teve início no dia 08 de junho deste ano e vai até o próximo mês (setembro). Ao todo, 25 espetáculos foram premiados em todo o Brasil e o Nuvem de Pássaros é um deles.
Quem tiver interesse em assistir os espetáculos deve acessar o canal do YouTube da Funarte, onde todas as montagens estão disponíveis. O grupo Movidos tem apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Pedro Velho, e se apresenta no dia 10 de agosto com audiodescrição, reforçando a proposta do festival em unir dança e acessibilidade.