Meio Ambiente
Natal Shopping apresenta case de sucesso em evento sobre sustentabilidade
Resíduo orgânico da praça de alimentação é transformado em adubo e retorna às prateleiras do empreendimento; renda é revertida para outros projetos ambientais
O Natal Shopping é um dos convidados da Semana da Compostagem promovida pelo Coletivo RN Lixo Zero de 1 a 8 de maio em Natal. O empreendimento compõe a mesa redonda “Gestão de resíduos orgânicos: Desafios e Oportunidades” e apresenta o case de sucesso que é o ciclo de reutilização dos restos de alimentos provenientes da sua praça de alimentação.
O evento faz parte do calendário da Semana Internacional da Conscientização sobre Compostagem (ICAW), a maior e mais abrangente iniciativa educacional sobre o tema no mundo, que tem como objetivo incentivar a prática e enaltecer seus benefícios para comunidades, empresas, instituições e sociedade em geral. A Semana acontece desde 1995 e esta será a primeira edição na capital potiguar.
“Sempre procuramos caminhar junto das iniciativas ecológicas desenvolvidas na nossa cidade para podermos aumentar a nossa taxa de reciclabilidade e inovar nas ações para um mundo mais sustentável, esse é um objetivo atemporal para o Natal Shopping. Então esse foi um convite aceito com muita honra e esperamos colaborar na troca de insights para que outras instituições também adotem ações amigáveis para o meio ambiente”, diz Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping.
No empreendimento, todo o resíduo orgânico produzido pelos clientes da praça de alimentação é transformado em adubo em uma parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN). A instituição de ensino recebe semanalmente o material, que serve de objeto de pesquisa para os alunos do do Grupo de Estudos em Solo (Gesolo) antes de ser transformado em adubo – composto e húmus de minhoca.
Para fechar o ciclo, os fertilizantes naturais retornam ao shopping para serem vendidos aos clientes no espaço Sustentabilidade Transforma, no piso L2. A renda desse material será aplicada em outras ações de educação ambiental incentivadas pela instituição.
Outras iniciativas sustentáveis
Prestes a completar 30 anos, o Natal Shopping adota diversas outras medidas para reduzir seu impacto no meio ambiente, como incentivo à diminuição da produção de lixo por seus colaboradores, reutilização da água descartada pelo ar condicionado, adoção de lâmpadas de LED para diminuir o consumo de energia elétrica, assim como o uso de claraboias para aproveitar a luz solar durante o dia.
No ano passado, 18% dos resíduos – como papel, plástico, metais e orgânicos – gerados pelo empreendimento foram destinados a cooperativas e associações de reciclagem. Em 2022, o objetivo é alcançar 25%.
Ainda na praça de alimentação, os clientes também têm a seu dispor um espaço onde podem descartar corretamente garrafas de plástico, latas, papelão e lixo eletrônico: o EcoPonto.
Lá, eles também podem descartar óleo de cozinha usado para ser transformado em sabão artesanal por outra instituição parceira do shopping, a Associação de Idosos Julieta Barros. O produto também é vendido no espaço Sustentabilidade Transforma com renda revertida para as artesãs.
A última adição às boas práticas ecológicas foi a inauguração de duas vagas de estacionamento com pontos de recarga para carros elétricos. A iniciativa é uma parceria com o grupo Neoenergia e faz parte do projeto Corredor Verde, uma eletrovia que irá conectar seis capitais do Nordeste – de Natal (RN) a Salvador (BA).