Connect with us

Moda & Estilo

Momentos revolucionários na moda – análise histórica – Parte 1

Publicado

Quando iniciamos os estudos sobre a história da moda percebemos o quão próxima está dos comportamentos e ideologias da sociedade, antes mesmo do início da civilização como conhecemos. Falar sobre a história da moda, nos enche de curiosidades e entendemos como ela é importante em cada ato revolucionário que conhecemos. Ou que já ouvimos falar.

Fonte: Pinterest 

Neste texto, iniciaremos com os momentos cruciais das décadas de 40 até 60. E não se preocupe que logo logo teremos continuidade, nessa viagem ao passado que nos faz entender o presente, até chegarmos nos anos 2000!

Começando nossa viagem e paramos na década de 40, o período é marcado pela segunda guerra mundial e por uma grande escassez que assolava o mundo. Nessa época, algumas mulheres tiveram um grande papel fora da rotina que exerciam como Donas de Casa e em alguns momentos passaram a ir ara fábricas ocupando lugar dos maridos, que no momento foram recrutados para servir na guerra.

Com todo esse ar conflitante, essa realidade também era espelhada na moda. Que seguiu firme e sobreviveu à guerra.

A indumentária feminina foi reduzida a duas peças, e a uma modelagem e visual militar. Utilizando tecidos mais simples ainda ousavam com casacos e golas com mais detalhes, para fugir da monotonia que a guerra estava causando.

Já no finalzinho da década de 40, com o final dos conflitos surge o suntuoso New Look criado pelo estilista Christian Dior, e assim marcamos a entrada dos anos 50.

O novo look era caracterizado pela cintura visivelmente marcada, saias amplas com recorte arredondado, chapéus elaborados e grandes, luvas e principalmente sapatos de salto alto. Uma volta à abundância que todos sentiam falta no período da guerra.

Fonte: Pinterest 

Esse look, garantiu uma nova ‘era’ no mundo da moda, criado especialmente com o objetivo de resgatar a feminilidade das mulheres, engolidas no período de confronto.

Essa nova temporada, caracterizada como os Anos Dourados, não ressurgiu apenas na moda, mas fortemente nos produtos de beleza. Foi uma década marcada pela renovação feminina simbolizada com muito luxo e sofisticação.

E para finalizarmos nosso percurso pelas décadas revolucionárias da moda, chegamos aos anos 60 que de quebra nasce com uma grande contrapartida se analisarmos junto com os anos 50. Uma época marcada pela cultura jovem, onde percebemos o crescimento de muitos estilos variados e em primeiro lugar do Rock And Roll, uma grande corrida para não perder as transformações e adaptações que estavam sendo criadas. Uma década cheia de novos comportamentos, e com eles a moda unissex, um fator do ideal jovem, em função do coletivo e uniformização.

Fonte: Pinterest 

E outro ponto bem interessante, a minissaia foi criada nessa temporada o que garantia liberdade para as mulheres. O verdadeiro nome que criou essa nova peça do guarda roupa feminino ainda não é certo, mas uma grande responsável por esse “estouro” foi a estilista britânica Mary Quant.

E não vamos esquecer do movimento hippie! Mas, vamos deixar para o próximo capítulo.
Nessa longa jornada pela história da moda poderíamos passar horas e horas estudando, conversando e nos deliciando por esse caminho cheio de novidades e maravilhas.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X