Connect with us

Saúde

Mais de 80% dos potiguares dependem exclusivamente do SUS

Publicado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou nesta quarta-feira (24), no relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que cerca de 80,5% dos potiguares dependem do Sistema Único de Saúde.

Imagem: Reprodução | Instagram IBGE

De acordo com os dados obtidos sobre covid-19 no mês de maio, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), cerca de 2,8 milhões de pessoas no Rio Grande do Norte dependem dos serviços do Sistema Único de Saúde, o que corresponde a 80,5% das pessoas que não possuem um plano de saúde.

19,5 % dos potiguares, relataram que não fazem uso do SUS, pois utilizam o serviços de planos de saúde ou atendimento particular.

O analista do IBGE aqui no Estado, Flávio Queiroz, sobre os dados da saúde no relatório, explica que o RN tem a segunda menor proporção de pessoas com algum sintoma gripal do nordeste, 7,3%, o que equivale a 258 mil habitantes. Essa também é a quarta menor proporção do Brasil, na frente apenas de Mato Grosso do Sul (5,9%), Piauí (5,6%) e Mato Grosso (5,4%).

Do total de pessoas com sintomas no Estado, 21,3%, equivalente a 55 mil foram a algum estabelecimento de saúde.” significa dizer que nós, norte-rio-grandenses, ao ter sintomas de gripe, estamos procurando mais os estabelecimentos de saúde que a média nacional”, conta.

Imagem: IBGE

O relatório da PNAD covid-19, aponta também que 1 em cada 4 lares do Rio Grande do Norte com idoso, possui morador com sintomas do novo coronavírus.

O percentual dos domicílios com idoso e com ao menos um morador com sintomas referenciados conjugados de Covid-19 foi 24,6%. Esses sintomas conjugados são os casos em que as pessoas apresentaram febre e dificuldade para respirar; ou febre, tosse e dor no peito, perda de cheiro ou sabor.

Apesar da dependência de maior parte da população dos serviços do SUS, o professor Maurício Campelo, do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, analisa que é preciso fortalecer ainda mais o sistema em prol da saúde dos brasileiros.

De acordo com o professor, o Sistema Único de Saúde também é responsável pelas políticas de saúde, bem como enfrentar os problemas de saúde de forma coordenada e integrada em todo país, garantindo a saúde como direito, o que implica esforço conjunto nacional, estadual e municipal, juntamente com a população.

“Ficou claro no cenário internacional, que os países que tinham sistemas de saúde como o SUS, conseguiram enfrentar melhor essa pandemia. É preciso urgentemente fortalecer nosso Sistema Único de Saúde público, revertendo o desmonte que ele vem sofrendo ” alerta.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X