Connect with us

Sociedade

Mães de crianças com alergia ao leite da vaca não recebem alimento especial na Unicat há dois meses

Publicado

Desde dezembro do ano passado, mães que dependem do leite NEOCATE LCP, fornecido pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat-RN), estão desassistidas. Elas dependem desse leite específico pois seus filhos possuem APLV, uma alergia alimentar à proteína do leite da vaca. Cada lata do produto chega a custar quase R$ 300,0000 em lojas especializadas. 

Claudia Luzenira tem 38 anos e é mãe de Maria Cecília, diagnosticada com APLV desde o primeiro mês de vida. Residente de Vera Cruz (RN), ela conta que recebeu um laudo alastrado por uma gastropediatra que permite que a criança receba 6 latas do NEOCATE LCP por mês. No entanto, sem receber o leite fornecido pela Unicat desde dezembro, ela tem se endividado para conseguir alimentar a filha de um ano e sete meses.

“Em dezembro eu comprei as seis latas, por isso minha fatura do cartão veio tão alta. Minha sorte é que fiquei pedindo ajuda”, relata Claudia. Ela conta que recebeu doações de mães de outros estados que recebem a mesma fórmula do leite que a filha dela toma. “Eu ainda tenho 3 latas pequenas fechadas, mas se as entregas não retornarem normalmente em fevereiro, essas latas que tenho não vai dar pra passar o mês”, confessa.

Iara Silva, de 36 anos e residente de Ceará-Mirim, é outra mãe que está passando pela mesma situação. O filho dela, Kaio, de apenas 11 meses, também passou a receber o NEOCATE LCP após passar por uma gastropediatra. No entanto, ela relata que desde novembro o filho não recebe o leite. “Ligo pra lá a cada dois dias e a resposta é sempre a mesma, de que não chegou a fórmula e não tem previsão de quando vai chegar”, relata a mãe. “Já vendemos até algumas coisas aqui de casa para poder comprar esse leite”.

A Unicat é responsável por abastecer a rede hospitalar da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN) com produtos de nutrição enteral (dieta, suplementos e módulos) e atendimento às crianças com alergia à proteína de leite de vaca (APLV) com fórmulas infantis especializadas, como afirma o próprio portal da Unidade.

Segundo a Sesap/RN, a previsão é de que a entrega do NEOCATE LCP seja feita em breve. “A Unicat já fez o empenho para a aquisição do insumo e aguarda a entrega por parte da empresa dentro dos próximos dias. O órgão fez uma reunião com a empresa recentemente para agilizar o processo”.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X