Connect with us

Agosto de 2020

05aug02:0902:09ENCONTROS DIALÓGICOS: VIDAS E VOZES QUE IMPORTAM - População carcerária no contexto da pandemia

more

Event Details

População carcerária no contexto da pandemia é tema de debate em projeto do Decom

Ação de extensão Encontros dialógicos: vidas e vozes que importam visa discutir temáticas relacionadas à intensificação das ameaças de saúde e de direitos humanos no contexto da Covid-19.

Na próxima quarta-feira (05/08), das 16h às 18h, na plataforma Google Meet (https://meet.google.com/tqf-jqfz-cpp), será realizada a penúltima reunião do projeto ENCONTROS DIALÓGICOS: VIDAS E VOZES QUE IMPORTAM, com o tema “A População Carcerária e o Aprofundamento das Desigualdades, Discriminações e Invisibilizações na Pandemia”. Ao todo, serão dez oportunidades de contribuir com o processo de enfrentamento das violações de direitos aprofundadas no atual cenário da pandemia do Covid-19. As reuniões são abertas aos públicos interno e externo à universidade.

Esta semana, os convidados são: Daniela Rodrigues, membra do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência – OBIJUV/UFRN. Atualmente atua com as pautas da Justiça Criminal, Penal e Socioeducativa por meio de cooperação técnica do PNUD. Psicóloga. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN. de inclusão do NEI/ Cap/ UFRN. Mestre em educação/UFRN. Edna Jatobá, Cientista Social. Especialista em políticas e gestão em segurança pública. Coordenadora Executiva do GAJOP. Coordenadora do Obsevatório da Segurança em Pernambuco e Gestora Local da Plataforma Fogo Cruzado. E Manu Freitas, mestra em Estudos da Mídia pelo PPGEM/UFRN. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora de imagens, direitos humanos, raça, folkcomunicação e mídia.

Em cada encontro semanal, de junho a agosto, vamos dialogar, com representantes da sociedade civil e do sistema de justiça, sobre as populações, comunidades, territórios e grupos em situação de vulnerabilidade e hipervulnerabilidade. O foco das discussões são as ameaças à saúde acompanhadas da intensificação das históricas violências aos seus direitos humanos mais básicos, como o direito à vida, à àgua, à alimentação, à educação, à cultura, à acessibilidade, à moradia, à terra, ao trabalho, à liberdade de expressão e à comunicação.

Portanto, a escolha por realizar os Encontros Dialógicos: Vidas e Vozes que importam surge no bojo do agravamento das violações dos direitos humanos no continente americano. A pandemia expôs, como nunca, a ferida colonial das discriminações e das desigualdades civis, políticas, econômicas, sociais, culturais, ambientais, sexuais e comunicacionais. As temáticas escolhidas visam, de igual maneira, contribuir com a produção de conhecimento crítico sobre uma América marcada pelo sangue dos corpos negros e indígenas, sobre um conceito de humanidade construído a partir da opressão e exploração dos povos periféricos/do sul do mundo; e sobre uma experiência de “comunicação” forjada nos silêncios e invisibilidades impostas.

O projeto ENCONTROS DIALÓGICOS: VIDAS E VOZES QUE IMPORTAM, coordenado pelas professoras e pesquisadoras Aline Lucena e Patrícia Paixão, consiste numa ação de extensão do Departamento de Comunicação Social (Decom), integrada às atividades do Observatório Latino Americano de Comunicação, Mídias e Direitos Humanos (Amaru), do grupo de pesquisa Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura (Ecomsul), do grupo de estudos Epistemologias Subalternas em Comunicação (DesCom) e com participação de estudantes do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM). Essa ação pretende contribuir com o processo de enfrentamento das desigualdades e discriminações recrudescidas no atual cenário da pandemia do Covid-19.

 

SERVIÇO

ENCONTROS DIALÓGICOS: VIDAS E VOZES QUE IMPORTAM

DATA: 05 de agosto

HORÁRIO: 16h-18h

TEMA: A População Carcerária e o Aprofundamento das Desigualdades, Discriminações e Invisibilizações na Pandemia.

ONDE ACESSAR: https://meet.google.com/tqf-jqfz-cpp

MAIS INFORMAÇÕES: Profª. Aline Lucena (aline.lucena@gmail.com)

 

 

 PERFIL DAS CONVIDADAS

Daniela Rodrigues – Psicóloga. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN. Foi membra do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (2017/2019), do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (2013 a 2016) e do Conselho Estadual do Direitos da Criança e do Adolescente (2013 a 2016) representando o CRP/RN; Membra do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência – OBIJUV/UFRN. Atualmente atua com as pautas da Justiça Criminal, Penal e Socioeducativa por meio de cooperação técnica do PNUD.

image.png

Edna Jatobá – Cientista Social. Especialista em políticas e gestão em segurança pública. Coordenadora Executiva do GAJOP. Coordenadora do Obsevatório da Segurança em Pernambuco e Gestora Local da Plataforma Fogo Cruzado.

image.png

 Manu Freitas – Mestra em Estudos da Mídia pelo PPGEM/UFRN. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora de imagens, direitos humanos, raça, folkcomunicação e mídia. Atua na linha dos Estudos da Mídia e Práticas Sociais no grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania (PRAGMA). Pesquisadora e integrante da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom).

image.png

Time

(Wednesday) 02:09 - 02:09

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X