Connect with us

Julho de 2021

30jul10:0012:00Encontros Dialógicos Decoloniais - “Memória, verdade e justiça”

more

Event Details

“Memória, verdade e justiça” é tema do segundo dia dos Encontros Dialógicos Decoloniais, promovidos pelo Departamento de Comunicação da UFRN

O segundo dia dos “Encontros dialógicos decoloniais: vidas e vozes que importam” terá participação de pesquisadoras e ativistas mundiais de resistência contra as ditaduras militares e a violência policial na América Latina.

Na próxima sexta-feira, 30/07, das 10h às 12h, será realizado o segundo encontro do projeto “Encontros Dialógicos Decoloniais: vidas e vozes que importam”, com o tema “Memória, verdade e justiça: ditaduras e violência policial na América Latina”. As integrantes da mesa são a presidenta da Asociación Abuelas de Plaza de Mayo, da Argentina, Estela Barnes de Carlotto, e a pesquisadora brasileira, a professora adjunta do Departamento de Segurança Pública do Instituto de Estudos Comparados de Administração de Conflitos (INEAC/Universidade Federal Fluminense), Jacqueline Muniz. A mediação será da professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN), Mônica Mourão.

O debate será realizado virtualmente, pela plataforma Google Meet, cujo endereço de acesso será divulgado exclusivamente por e-mail para os inscritos. O link para as inscrições pode ser solicitado pelo e-mail (encontrosdialogicosufrn@gmail.com) ou realizadas diretamente pelo portal SigEventos do Sigaa (https://abre.ai/encontrosdialogicosdecoloniais).

Os(as) idealizadores(as) e organizadores(as) do evento são docentes e estudantes vinculados aos grupos de pesquisa Amaru (Observatório Latino-Americano de Comunicação, Mídias e Direitos Humanos), projeto de pesquisa do Ecomsul (Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura); DesCom (Epistemologias Subalternas, Epistemologias Não Essencialistas e Comunicação); e CONNAU (Convergência e Narrativas Audiovisuais), com o apoio do Departamento de Comunicação Social da UFRN e de pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN).

Para Mônica Mourão, professora do Decom/UFRN e mediadora do encontro, a escolha do tema desta sexta-feira partiu da proposta de articular a relação entre políticas de segurança pública nos países latino-americanos e as ditaduras que aconteceram nesses territórios ao longo da história. “São temas que parecem diferentes, mas existe relação entre eles. Será um desafio articular essas diferentes temporalidades, em diferentes países, e fazer esse diálogo sobre verdade, memória e justiça a partir desse histórico de ditaduras e de violência policial que permanece na América Latina”, explicou a professora.

ENCONTRO INTERNACIONAL

Nesta sua segunda edição, os Encontros Dialógicos Decoloniais estão sendo realizados em caráter internacional. As mesas serão sempre formadas por um/uma representante brasileiro(a) e por um(a) representante de país da América Latina, entre ativistas, acadêmicos/as, lideranças de movimentos sociais, estudantes e pesquisadores/as.

O objetivo do projeto é contribuir com o processo de enfrentamento das desigualdades e discriminações históricas contra os povos latino-americanos, agravadas pelo atual cenário da pandemia da Covid-19. Visa também ampliar a produção de conhecimento crítico sobre uma América marcada pelo sangue dos corpos negros e indígenas, sobre um conceito de humanidade construído a partir da opressão e exploração das vidas periféricas/do sul do mundo.

Os temas dos próximos encontros são:

06/08 – CORPOS DO SUL: GÊNERO, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS NA AMÉRICA LATINA

06/08 – CUERPOS DEL SUR: GÉNERO, DERECHOS SEXUALES Y DERECHOS REPRODUCTIVOS EN AMÉRICA LATINA

13/08 – MOBILIZAÇÕES DE MASSA, POLÍTICA E AS ESQUERDAS NA AMÉRICA LATINA

13/08 – MOVILIZACIONES MASIVAS, POLÍTICAS Y LAS IZQUIERDAS EN AMÉRICA LATINA

20/08 – UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL?

20/08 – ¿ES POSIBLE OTRO MUNDO?

SERVIÇO:

 

ENCONTROS DIALÓGICOS DECOLONIAIS: VIDAS E VOZES QUE IMPORTAM

DATA: 30 de julho de 2021

HORÁRIO: 10h-12h

TEMA: Memória, verdade e justiça: ditaduras e violência policial na América Latina

ONDE ACESSAR: O link será divulgado aos inscritos por e-mail.

MAIS INFORMAÇÕES:

encontrosdialogicosufrn@gmail.com

Profª. Aline Lucena – aline.lucena@gmail.com

Profº Antonino Condorelli – profantoninocondorelli@gmail.com

Profª Mônica Mourão – monicamourao@gmail.com

Profª Patrícia Paixão – patriciapaixaooliveira@gmail.com

Time

(Friday) 10:00 - 12:00

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X