Sociedade
Encerrou hoje Programa “Conheça Seu Exército” em Natal
O evento aconteceu no período de 08 a 11 de novembro
Foram quatro dias de evento, sendo três, com atividades práticas do programa “Conheça o Seu Exército”, desenvolvido e realizado pelo Exército Brasileiro em diversas partes do país, com o objetivo de que o público civil possa conhecer sobre a rotina, atribuições operacionais e o propósito do trabalho executado pelo Exército Brasileiro.
No Nordeste, Natal é a cidade que sedia a terceira edição do evento, já realizado em outras regiões do país. Na capital Potiguar, foram 16 convidados, entre profissionais de comunicação e candidatos à carreira militar, que participaram de atividades realizadas no 16° Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, localizado no bairro de Petrópolis e também conheceram as instalações do 17º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), localizado no bairro de Santos Reis, ambos em Natal/RN.
A visita incluiu diversas atividades como pista de pentatlo militar, pista de cordas, rapel, nós e amarrações, treinamentos de tropa de choque, orientações com carta e bússola, tiros de artilharia, exibição da Polícia do Exército, além de visitas a espaços culturais e ao Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).
Ao final das atividades, os convidados receberam um certificado de participação, no programa.
“Agradeço ao Comando Militar do Nordeste, através do Coronel Marques Machado, ao Ten. Cel. Esteves Lima que ficou à frente de toda a organização pela 7ª Brigada, aos comandantes das OM’s (organizações militares) e em especial a todos os convidados pela disponibilidade e vontade em querer conhecer o Exército Brasileiro. Que é de todos os brasileiros, é de todos nós.”, revela o Coronel Do Amaral, responsável pela Comunicação Social do Exército.
Para as estudantes Andrielly e Juliana que estudam para ingressarem na carreira militar, foi uma motivação a mais a oportunidade de vivenciar de perto a rotina do quartel.
“Quero agradecer a oportunidade que nos foi dada de conhecer e viver um pouco da rotina dos militares do nosso Exército. Foi uma experiência única e uma motivação para continuar buscando essa farda tão honrosa. Também quero agradecer aos colegas que conheci, estar com vocês tornou a experiência ainda mais enriquecedora. Gratidão. “, afirma a estudante Juliana Pereira.
Para Andrielly, a participação feminina no Exército foi um grande diferencial. “Agradeço pela calorosa recepção, pela dedicação e organização de vocês para nos proporcionar uma experiência única, e de fato, para mim foi muito importante participar pois me deu mais força e vontade de tornar a farda do exército Brasileiro uma segunda pele, gostei bastante das atividades escolhidas, das palestras e do pessoal que conheci, gostei mais ainda de saber que as mulheres, em especial, estão cada vez mais ocupando espaços no nosso exército”, conclui Andrielly Rodrigues, estudante.