Connect with us

Educação

Com eventos lúdicos e metodologia canadense, Maple Bear Natal estimula o hábito de ler em casa e na escola

Publicado

Alunos da Maple Bear Natal participam de Festa do Pijama | Foto: Divulgação

Quem nunca dormiu embalado pela leitura de uma boa história contada pelos pais ou pelos avós? Recriar esse ambiente lúdico e estimular o hábito de ler é o que está acontecendo esta semana na Maple Bear Natal, com a Festa do Pijama, evento que segue durante toda a semana para os alunos da educação infantil.

O incentivo ao hábito da leitura é tido como uma das prioridades na metodologia canadense adotada pela escola, tendo como enfoques o desenvolvimento da linguagem, com o enriquecimento do vocabulário das crianças; e ainda o melhor desenvolvimento intelectual, emocional, do senso crítico, imaginação, memória e criatividade, com reflexos importantes também na escrita.

O auditório Luís da Câmara Cascudo, que fica na Maple Bear Natal, foi todo preparado e decorado para receber os alunos em um ambiente de contação de histórias. As crianças ficam em cabaninhas separadas, todas vestidas com pijamas, enquanto as professoras compartilham livros com leitura e interpretação. Cada turma tem seu dia específico para a atividade especial.

O evento está acontecendo dentro do horário de aula. Por causa dos protocolos de biossegurança, esse ano, a Festa do Pijama não conta com a presença dos pais, mas os livros utilizados serão compartilhados com eles por meio de arquivos digitais.

“Esse é um momento para incentivar a leitura na escola e em casa. O ato de ler é um dos pilares da formação do indivíduo e nós entendemos isso enquanto instituição de ensino e queremos que esse pilar seja desenvolvido por meio de um ato simples e saudável”, explicou a coordenadora pedagógica da educação infantil da Maple Bear Natal, Cristina Veras.

Metodologia canadense incentiva leitura

Além do evento especial, o estímulo à leitura faz parte da metodologia canadense adotada pela escola. Para a direção da escola, incentivar o hábito da leitura em crianças é essencial em um país onde apenas 52% da população tem a prática de ler livros, número divulgado pela pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro. “Acreditamos que esse incentivo é um diferencial importante na formação dos nossos alunos não somente em sua infância, mas para a vida”, destaca educador e sócio-fundador da Maple Bear Natal, Eduardo Bezerra.

Trabalhar com a metodologia canadense, nesse contexto, é seguir um dos melhores exemplos mundiais em leitura e escrita. O Canadá é destaque no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), sendo o 6º melhor país do mundo em leitura de acordo com o último ranking de 2018. O Pisa é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que mede a compreensão de leitura e texto, conhecimento lógico e ciências.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X