Connect with us

Sociedade

Bike Anjo retoma atividades com aulas ao ar livre

Publicado

Numa tarde de domingo, de clima fresco, os anjos sem asas voltam a ensinar mais pessoas a andar de bicicleta. No último dia 18, à tarde, a associação Bike Anjo já iniciava aulas com novos alunos: as sessões estão previstas para acontecer uma vez ao mês, no estacionamento da UFRN, próximo ao anfiteatro da instituição.

O “anjo” Clebson Melo, que também é coordenador do projeto em Natal, treinando uma aluna no estacionamento da universidade. Foto: Jefferson Tafarel

Ao entrar no espaço onde a primeira leva de alunos está aprendendo a pedalar, está a Silvia Cunha (56), uma das instrutoras do projeto. “O Bike Anjo tenta trazer a consciência do uso da bicicleta como algo possível”, fala a instrutora sobre a vontade de buscar espaços mais livres, limpos e, claro, amigáveis com o transporte por bicicleta.

Com a volta das pedaladas, os instrutores estão em busca de ter mais bicicletas e novos alunos também.  A iniciativa também quer treinar voluntários, para treinar os interessados em dar pedaladas ou mesmo recomeçar a andar de bicicleta. No domingo de retomada, participaram três alunos.

Além de instrutora, Silvia Cunha também fotografa os alunos do projeto. Foto: Jefferson Tafarel.

Saber pedalar, mesmo que pouco, não é um pré-requisito: ao contar sobre as experiências que viu, Silvia fala de um jeito alegre sobre como alunos que ficam sem pedalar por anos, com apenas algumas horas voltam a andar. “É só perder aquele medo [de andar de bicicleta], porque a gente acha que não sabe mais”, observa a integrante-anjo.

Bike Anjo em Natal

Apesar de parecer perigoso andar de bicicleta nas ruas, o projeto tem uma forte atenção à segurança dos participantes. “A gente vai monitorando”, conta Silvia sobre como os alunos que participam das voltas de bike nos asfaltos de Natal ficam protegidos pelos anjos-instrutores.

As corridas pela cidade funcionam com os instrutores guiando os alunos tanto na frente como atrás dos ciclistas que estão em aprendizagem. “Os ciclistas sempre têm que estar muito bem sinalizados”, fala Silvia sobre algumas das instruções que são levadas em conta durante as aulas pelas ruas.

“Eu, por exemplo, quando comecei a participar do Bike Anjo, já pedalava”, conta. “Pedalava na via Costeira, mas nunca no meio da rua. Quando um carro passava por perto de mim eu tinha medo”, relata. Com o tempo, essa insegurança deu lugar a tranquilidade, já que o projeto conta com várias regras de conduta, procurando espaços apropriados para andar de bicicleta.

Em 2019, o projeto alcançou mais 40 cidades pelo Brasil, com adesão de 9 mil pessoas e 442 atividades realizadas. A associação já existe há mais de dez anos e chegou em Natal em 2015, graças a Clebson Melo, que é arquiteto e ativista em prol do ciclismo.

Por hora, os organizadores estão planejando aulas em outros espaços da cidade. As datas e horários ainda estão sendo vistos, mas a preferência pelo local, no momento, é a região central da cidade.

Agenda para setembro

20 de setembro (terça): Pedalada de ciclistas iniciantes do Bike Anjo

  • Local:  Praça Augusto Leite
  • Horário: 20h

22 de setembro (quinta): Dia Mundial sem Carro

  • Local: Arena das Dunas
  • Horário: 19h
  • O ciclo vai ter várias atividades e tem apoio da Prefeitura do Natal.

Por causa das eleições, os colaboradores do projeto ainda estão vendo como a agenda vai ficar nos próximos meses, porém há a previsão de que as aulas aconteçam no primeiro domingo de cada mês, a partir de novembro. O Bike Anjo Natal também está no Instagram.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X