Connect with us

Saúde

Vacinação de crianças e adolescentes precisa estar em dia – mesmo durante a pandemia da COVID-19

Publicado

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, o foco é garantir a vacinação e atualizar as cadernetas de meninas e meninos. A mobilização segue até 30 de outubro com o objetivo de alcançar, pelo menos, 95% do público alvo e conscientizar sobre a importância da vacinação para proteção contra diversas doenças.

O alerta também é do UNICEF, da Sociedade Brasileira de Imunizações e da Sociedade Brasileira de Pediatria, que lançaram a cartilha digital “Pandemia da Covid-19: o que muda na rotina das imunizações”. Voltada a gestores e profissionais da saúde, a publicação contém orientações sobre como as ações de vacinação podem continuar durante a pandemia e estratégias de comunicação com população. As medidas devem ser adaptadas pelos gestores de acordo com a realidade local.

O movimento faz parte da resposta do UNICEF à pandemia, que conta com o apoio da Asserte em sua implementação e visa garantir a continuidade dos serviços essenciais. Esse reforço para a vacinação é justificado por uma série de motivos:

🔵 Interromper a vacinação rotineira — em especial de crianças menores de 5 anos, gestantes e outros grupos de risco — e as estratégias de seguimento e contenção de surtos pode levar ao aumento de casos de doenças imunopreveníveis e ao retorno de doenças eliminadas ou controladas. No curto, médio e longo prazo, as consequências podem ser mais graves do que as causadas pela pandemia.

🔵 Mais de 117 milhões de crianças de 37 países podem deixar de receber a vacina que previne o sarampo. Campanhas de vacinação contra a doença já foram adiadas em ao menos 24 países e 19 estados brasileiros chegaram a registrar a circulação ativa do sarampo.

🔵 Ondas de surtos de doenças imunopreveníveis podem representar outra grande ameaça global, especialmente em um momento em que os sistemas de saúde já se encontram sobrecarregados.

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X