Trabalho
Nova tendência no mercado: empresas promovem competições voltadas ao bem estar dos colaboradores
Ao longo dos últimos anos, as instituições perceberam que o cuidado com a saúde das equipes tem melhorado os resultados na rotina de trabalho
A promoção da saúde física e mental conquista cada dia mais espaço nas empresas. Uma pesquisa da Wilis Towers Watson (WTW) apontou que esse cuidado e incentivo ao bem estar dos colaboradores é uma tendência recentemente adotada nas grandes corporações em todo o mundo. Segundo os dados coletados, iniciativas como essa tiveram um aumento de 33% nos últimos cinco anos.
De acordo com os dados da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho, com a pandemia o número de pedidos de afastamento por doenças mentais aumentou 26% entre os anos de 2019 e 2020. No ano passado, 576 mil brasileiros se afastaram das rotinas de trabalho por transtornos mentais e comportamentais. Por isso, ações de incentivo ao bem estar físico e emocional dos colaboradores são cada vez mais necessárias para evitar afastamentos devido a estresse, doenças e síndromes.
Esse investimento em relação à saúde do trabalhador já é realidade em empresas aqui do Estado, como é o caso da Rui Cadete Consultores, que está promovendo o Desafio Concept. Ao todo, 32 colaboradores participam da ação, divididos em duas equipes, Verde e Amarelo, eles praticam atividades físicas e promovem hábitos saudáveis, como por exemplo uma alimentação balanceada e 30 minutos diários de exercícios.
De acordo com a gestora de Recursos Humanos da empresa, a mecânica funciona da seguinte forma: “a partir do momento em que a gente consegue trabalhar o físico do nosso colaborador, trabalhamos também o mental, o emocional e a própria autoestima, isso gera resultados positivos na rotina laboral. Por isso incentivamos ações como essas”, explicou Ana Cláudia Medeiros.
Uma competição saudável
O Desafio Concept iniciou em 02 de março de 2020, com aulas presenciais – tanto na empresa quanto externas, na Concept, na praia e em outros lugares – e exercícios online, através de aplicativos de treinos. Devido à pandemia, o projeto precisou dar uma pausa, mas, as atividades retornaram no dia primeiro deste mês e vão até o dia 30, promovendo o autocuidado e, principalmente, hábitos saudáveis.
Durante a competição, os dois times se enfrentam em uma disputa de perda de peso e diminuição de medidas corporais. Cada integrante segue com a proposta de realizar ao menos meia hora de exercícios físicos, que devem ser registrados em fotografias ou vídeos e postados no grupo do Whatsapp do desafio. Fora isso, eles participam de aulas em grupo.
Os treinos presenciais pontuam mais do que os realizados em casa e são pensados para incentivar o engajamento das equipes e a aproximação de colaboradores de setores diferentes. Com isso, o ambiente da empresa também muda, porque há uma maior interação entre os indivíduos.
Promoção da saúde e melhoria nas entregas e nos resultados
Leo Lopes, responsável pela implantação do Desafio Concept na Rui Cadete, diz que os grupos são motivados a trabalhar em equipe e a incentivar uns aos outros, apoiando o processo de superação de cada um. “O resultado dessa dinâmica é uma equipe engajada, saudável e proativa, que passa a manter esses hábitos mesmo após o fim do desafio”, afirma.
A gestora que também participa da ação defende que: “o projeto veio para que de uma forma lúdica e divertida possamos desenvolver o hábito de praticar exercícios físicos diariamente. Esse cuidado com a saúde reflete positivamente dentro das empresas e faz toda diferença nos resultados na rotina de trabalho”, conta Ana Cláudia.
A dinâmica também permite a interação entre os colaboradores, dessa forma, criam-se vínculos entre as equipes e os demais funcionários que torcem juntos a cada etapa. “Nós damos força uns aos outros na conquista desses novos hábitos. Isso é muito importante e tem proporcionado muitos momentos positivos aqui na empresa”, comenta Ana.