Esporte
Mais de 200 universitários do RN representarão o Estado e a FNDU nos Jogos Universitários Brasileiros em Natal
Após 26 anos, a capital Potiguar sedia os JUBs com recorde de inscritos do Rio Grande do Norte

A Federação Norteriograndense do Desporto Universitário (FNDU) terá 212 participantes nos Jogos Universitários Brasileiros, da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), competição que acontece em Natal de 5 a 18 de outubro.
É a maior participação de estudantes-atletas da FNDU em Jogos Universitários Brasileiros em comparação a edições passadas. Eles disputarão com estudantes-atletas de outros 25 Estados e do Distrito Federal em 22 modalidades esportivas.
Nove instituições de ensino superior representarão o Rio Grande do Norte nos Jogos Universitários Brasileiros 2025.
A presidente da FNDU, Vivian Perez, destaca a evolução da delegação nos JUBs, e o impacto do esporte universitário para aqueles que se dedicam.
“É um orgulho imenso ver o crescimento da delegação do Rio Grande do Norte no JUBs. Isso mostra a força do esporte universitário potiguar, que vem se consolidando cada vez mais e revelando talentos. Sediar o maior evento do desporto universitário do país em Natal, depois de tantos anos, tem um significado enorme: é um marco para a nossa cidade, para o estado e para todos os atletas que se dedicam diariamente. A FNDU trabalhou intensamente para que o JUBs pudesse acontecer aqui, em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário e o Governo do Estado, porque acreditamos no impacto transformador desse evento não só no esporte, mas também na economia e no turismo”.
A instituição do RN com maior número de participantes na competição é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 131 estudantes-atletas inscritos, seguida pela ESTÁCIO (1),UERN (3), FACESA(2) UNIRN (4), UFERSA (19) UNP (8) UNINASSAU (44) e IFRN (1) .
Dentre os destaques da Federação Norteriograndense de Desporto Universitário, a estudante Laura Paiva, campeã do Taekwondo, no individual feminino até 49kg, na maior competição esportiva universitária das Américas, o III FISU America Games 2024 em Cali, na Colômbia. Na mesma competição foi vice-campeã na disputa por equipes no TK3. A estudante representa a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde cursa a graduação em Pedagogia e um Mestrado Profissional em Geografia.
Nos Jogos Universitários Brasileiros, Laura compete desde 2019. Em 2021 e 2024 foi duas vezes campeã na categoria até 49kg.
Fora do cenário universitário, a natalense é a atual Campeã Brasileira. Há pouco mais de duas semanas conquistou o tricampeonato da modalidade no Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo e é a 1ª colocada no ranking nacional, ambos na categoria adulto até 49kg. Agora, ela vai brigar por mais uma vitória nos Jogos Universitários em Natal.
“Estou com ótimas expectativas para o JUBs Natal, será o meu último evento universitário e eu desejo encerrar esse ciclo deixando o meu melhor dentro e fora dos tatames, aproveitando todas as experiências que o evento é capaz de proporcionar e o melhor de tudo isso… em casa!”, comemora.
Para chegar nesse alto nível de rendimento Laura precisa gerenciar os desafios e demandas da vida acadêmica, profissional e esportiva com equilíbrio emocional.
“Além de ser estudante e de ser atleta, eu também sou professora de Geografia na rede pública de um município aqui próximo de Natal. 24 horas não são suficientes para dar conta de uma graduação e simultaneamente de um mestrado na mesma universidade. Muitas vezes eu me sinto muito sobrecarregada com essa tripla jornada, mas sou muito grata por tudo que já consegui realizar e por já ter um certo sucesso profissional. Mas é importante ter a saúde física e mental firme e bem tratada para alcançar os objetivos e até para conseguir conciliar tudo”, relata.
Na visão da aluna, os Jogos Universitários Brasileiros contribuem fortemente com o desenvolvimento de estudantes-atletas que desejam se destacar no calendário esportivo, bem como no ranking nacional do Taekwondo e de outros esportes.
“Na minha modalidade o esporte universitário está dentro do contexto de alto rendimento e hoje em dia o JUBs é um dos principais eventos nacionais do taekwondo, bastante visado por atletas, tanto no cenário universitário, quanto profissional, até por atletas olímpicos. É uma competição bastante disputada e que coloca peso no currículo dos participantes”, ressalta Laura Paiva.
É graças ao JUBs também que diversos estudantes-atletas conquistam bolsas para concluir uma faculdade e até mesmo para investir no próprio desenvolvimento esportivo.
“A existência dos Jogos Universitários Brasileiros possibilitam muitos estudantes atletas e estudantes a concluírem uma faculdade seja ela pública ou privada, que hoje em dia possuem políticas e incentivos para o desenvolvimento desse aluno-atleta. Na universidade onde eu estudo, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, existem políticas públicas voltadas ao esporte, como o auxílio para os estudantes participantes dos Jogos Universitários e auxílio atleta semestral para aqueles com resultados”, conta Paiva.
Além da Laura, outros nomes vêm se destacando nos Jogos Universitários Brasileiros representando o Rio Grande do Norte:
ITALO DANIEL ARAUJO CASSIANO – aluno de Educação Física, pela UFRN. Destaque durante as seletivas para os JUBs 2025. O aluno vai disputar o JUBs Natal no Futsal.
FRANCISCA ERICA ARAUJO DE ANDRADE – cursa Ciências Contábeis na UFRN; medalhista nos JUBS 2024 e campeã nos JUBs Praia 2025 na modalidade beach wrestling. Em Natal vai competir no Wrestling.
DAVI ALVES DO NASCIMENTO- estudante de Física, UFRN. Foi campeão por equipes dos JUBs 2024 no xadrez e principal jogador da modalidade no universitário do RN.
Historicamente, o JUBs deixou sua marca em Natal no ano de 1999. Na época, os jogos fizeram parte da comemoração do quarto centenário de fundação da cidade.
A escolha de Natal para a edição 2025 é resultado de um conjunto de fatores, incluindo a infraestrutura esportiva moderna, a capacidade de acolher um grande número de participantes e o apoio governamental.
O JUBs Rio Grande Do Norte é uma realização da Confederação Brasileira De Desporto Universitário (CBDU), Secretaria Do Esporte E Lazer do Governo Do Rio Grande Do Norte, Emprotur – Visite O Rio Grande Do Norte E Federação Norteriograndense Do Desporto Universitário (FNDU).
Patrocínio: Icone Sports, Spalding, Joma, Kempa, uhlsport
Parceiros: Citrino, Tropical Brasil, Brisanet
