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Educação

TRI no Enem: professor potiguar revela como o método pode definir a nota final

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Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes em todo o país intensificam a preparação para as provas, que são definidas pelo modelo da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Usada para calcular as notas dos participantes, a TRI vai além do número de acertos, medindo a coerência das respostas. Para ajudar os alunos a entenderem esse método, o professor Alexandre Emerson, mais conhecido como Xandão, especialista em Enem e psicometria dos testes do Colégio Teresa, explica a importância de compreender como o TRI influencia o resultado final.

“O TRI não avalia apenas a quantidade de respostas certas, mas também a coerência das respostas do aluno. Em outras palavras, o sistema consegue identificar padrões e verificar se o estudante realmente domina o conteúdo ou se está apenas acertando por acaso”, explica o professor Xandão. No Colégio Teresa, os simulados aplicados utilizam a correção por TRI, o que permite uma análise precisa dos rendimentos dos alunos e oferece dados fundamentais para o planejamento da metodologia de avanço do PreLA (Programa de Estudo e Leitura Avançada).

Segundo o professor, o TRI considera três parâmetros em cada item: a dificuldade da questão, a discriminação (capacidade do item de diferenciar quem sabe de quem não sabe o conteúdo) e o acerto casual (probabilidade de um acerto por acaso). Esses fatores ajudam a evitar distorções no resultado, beneficiando aqueles que demonstram conhecimento sólido. “Estudantes que respondem questões mais fáceis corretamente, mas falham nas mais complexas, podem ter a nota reduzida em razão do TRI, que espera uma coerência progressiva nas respostas”, destaca Xandão.

Para os alunos que almejam cursos de alta performance, como medicina, psicologia, direito e engenharias, o Colégio Teresa adota estratégias específicas para aperfeiçoar o desempenho, utilizando os resultados dos simulados com TRI para identificar pontos de melhoria e desenvolver planos de estudo mais focados. “O TRI é uma aliada dos estudantes que se preparam com consistência, pois valoriza o conhecimento real. No Colégio Teresa, buscamos orientar os alunos para desenvolverem uma aprendizagem sólida, que não só os prepare para o Enem, mas também para desafios futuros”, afirma o professor.

Com essa abordagem, o Colégio Teresa espera contribuir para que mais alunos compreendam e aproveitem ao máximo o método de cálculo do Enem, garantindo uma preparação que vai além do conteúdo e se conecta com o estilo de avaliação adotado pelo exame. Para mais informações sobre o trabalho pedagógico do Colégio Teresa e detalhes sobre os próximos simulados, interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (84) 9157-3563 ou pelo Instagram @colegioteresarn.

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