Connect with us

Cultura

Últimas semanas da exposição “Feito Potiguar” na Pinacoteca

Publicado

Mostra impulsiona resgate da memória local ao exibir peças de artistas que moldaram a identidade visual do RN; programação fica até dia 23 na Pinacoteca

FOTO: Divulgação/Moraes Neto/Sebrae

Após uma temporada de sucesso com mais de 3.500 visitantes registrados, a exposição Feito Potiguar entra em suas últimas semanas na Pinacoteca do RN. A mostra segue aberta à visitação até o domingo, 23 de novembro, no Palácio Potengi, no coração da Cidade Alta, com entrada gratuita para apreciadores das artes visuais e o público que não costuma ter contato com essa produção, entre natalenses, turistas, estudantes e pessoas de todas as idades.

Desde sua abertura, a mostra propõe um mergulho histórico no cenário artístico local, reunindo obras de 51 potiguares já falecidos com peças que datam do fim do século XIX, que destacam a identidade cultural do Rio Grande do Norte por meio da pintura, escultura, tapeçaria e outras formas de expressão.

Além de homenagear os mestres in memoriam, a programação revela as diversas camadas que compõem o ser potiguar com produções pinçadas do acervo da Pinacoteca e outras cedidas por colecionadores. Os registros vão desde a representação da paisagem e do cotidiano até a exaltação da cultura popular, dos personagens que habitam a memória coletiva, da natureza exuberante e do legado feminino na arte.

“Os visitantes responderam de forma muito positiva à proposta levantada pelo Sebrae, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura. Foi emocionante ver tantas pessoas se reconhecendo nas obras e se aproximando da arte feita aqui no estado e mostrando a potência do imaginário artístico local”, afirma Manoel Onofre, curador da exposição.

Dividida em quatro módulos, a programação é uma forma de prestar tributo àqueles que ajudaram a construir o cenário artístico do estado. São eles:

“Poética Fundante”, com paisagens que vão do litoral ao sertão, registros dos casarios históricos, dos trabalhadores do campo e da pesca, e das figura populares;
“Cascudo, as Tradições e o Folclore”, com obras que celebram as festas populares e os ritos de fé, devoção e misticismo que permeiam o cotidiano do povo potiguar;
“Natureza Viva”, que tem como fio condutor a exuberância da flora e fauna potiguar, com destaque para o caju, símbolo maior do RN;
“Feito Feminino”, núcleo que faz um tributo às mulheres potiguares que ousaram romper barreiras e construir um caminho significativo no cenário das artes visuais.
A exposição Feito Potiguar também conta com apoio institucional do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), que administram o Palácio Potengi, onde está instalada a Pinacoteca do Estado.

A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h, até o dia 23 de novembro, na Pinacoteca Potiguar, localizada no Palácio Potengi, Cidade Alta.

SERVIÇO – Últimos dias da exposição “Feito Potiguar”
Quando: Até 23 de novembro
Onde: Palácio da Cultura – Pinacoteca do Estado do RN
(Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta, Natal – RN)
Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 8h às 16h | Sábados e domingos, das 9h às 16h.
Acesso gratuito

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *